Com Quem Será? (poster do filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Com Quem Será?

Avaliação:
5/10

5/10

Crítica | Ficha técnica

Victor Levin, mais roteirista do que diretor, um dos autores da série Mad About You (1995-1999), molda seu filme Com Quem Será? (Destination Wedding) de acordo com suas melhores habilidades. Por isso, o longa tem direção simples, com planos que seguem a cartilha básica. Privilegiam o prático, mas que funcionam. O básico também descamba em ter apenas dois personagens, Lindsay (Winona Ryder) e Frank (Keanu Reeves).

Os dois se conhecem no aeroporto em Newport Beach e embarcam juntos para San Luis Obispo, duas cidades californianas. De imediato, se desentendem, e continuam discutindo a viagem toda. O filme facilita as coincidências que forçam os protagonistas a ficarem juntos. Assim, ambos vão para a mesma festa de casamento (Lindsay é a ex do noivo e Frank o irmão dele), dividem o mesmo transporte, se hospedam em quartos vizinhos no hotel e se sentam na mesma mesa na cerimônia.

A aposta de Victor Levin vai toda para o que ele escreve. Por um lado, nas cartelas com piadas que dividem o roteiro em capítulos – pelo menos em parte, pois o recurso é abandonado a partir de certo momento. Por outro, e principalmente, nos diálogos constantes, que se concentram no antagonismo entre os dois personagens. O ritmo das falas é rápido, mas não tanto quanto era nas clássicas comédias slapsticks. Porém, aqui as trocas de farpas soam mais como implicância de um com o outro. Faz falta, para o bem da comédia, que eles se ofendam com mais intensidade. O enredo não consegue superar o fato de eles terem acabado de se conhecer, já que isso impede que desenterrem fatos que possam tornar a briga mais interessante.

Amor ou amizade

De fato, o filme só consegue ser engraçado quando o humor ganha acidez. Em especial, quando Lindsay e Frank riem dos outros e deles mesmos. Mas a música de fundo, geralmente um dedilhado no violão, suaviza todas as cenas. É como se alertasse que os personagens no fundo se sentem atraídos um pelo outro. Um recurso desnecessário, que poderia ser mais bem trabalhado com breves sinais, como nas melhores comédias românticas. E que, na verdade, não funciona em Com Quem Será?. Por isso, a cena de sexo entre eles parece muito artificial, como se surgisse de uma vontade repentina. Aliás, no final, parece que eles retornam ao estado inicial do relacionamento, desacreditando tudo que o filme mostrou até então.

Sentimos que a química entre Keanu Reeves e Winona Ryder não funciona nesse filme. A interação entre eles não traz o toque de agressividade e de paixão que a trama necessita. Esses papeis precisavam de atuações mais contundentes, e o que vemos é um meio-termo que frustra as expectativas. Com Quem Será? tem mais amizade que amor.

___________________________________________

Ficha técnica:

Com Quem Será? | Destination Wedding | 2018 | 87 min | Direção e roteiro: Victor Levin | Elenco: Winona Ryder, Keanu Reeves.

Onde assistir:
Com Quem Será? (cena do filme)
Com Quem Será? (cena do filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo