Começa na próxima quinta-feira, dia 18/10, a 42ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, um dos mais aguardados eventos de cinema no Brasil, que atrai milhares de turistas à metrópole para conferirem os 336 títulos que serão exibidos em cinemas, espaços culturais, museus e até ao ar livre.
Esse vasto conteúdo está organizado em seis seções: Apresentações Especiais, Homenagens, Restaurações, Competição Novos Diretores, Mostra Brasil e Perspectiva Internacional. Entre os homenageados, destacam-se o médico e escritor Drauzio Varella e o diretor Hirokazu Kore-eda, com a exibição de seu novo filme, “Assunto de Família”, vencedor Palma de Ouro no Festival de Cannes.
O Prêmio Leon Cakoff celebra o diretor iraniano Jafar Panahi, de “O Balão Branco”, proibido de deixar seu país, devido ao teor crítico de seus filmes. Seu novo longa-metragem, “3 Faces” consta na programação da mostra.
O pôster da 42ª Mostra resgata uma imagem da obra “The Chalkroom” da artista multimídia Laurie Anderson.
O diretor Amos Gitai, nascido em Israel, marca novamente sua presença na mostra, neste ano com seus dois filmes mais recentes, “Uma Carta para um Amigo em Gaza” e “Um Trem para Jerusalém”. O público aguarda, também, as primeiras exibições de “A Favorita”, de Yorgos Lanthimus, e “Roma”, de Alfonso Cuarón, ambos premiados no Festival de Veneza.
Vale a pena encarar essa maratona cinematográfica, pois é a única oportunidade de assistir na telona alguns dos filmes selecionados que não entrarão no circuito comercial brasileiro.
Confira a programação aqui.
Mais informações: http://42.mostra.org/br/home/