Embora Como Ganhar Milhões Antes que a Avó Morra seja um melodrama sobre uma senhora de 78 anos com um câncer em estado avançado, o filme tailandês que marca a estreia em cinema do diretor Pat Boonnitipat arrisca um tom inesperado. Não um humor besteirol como o título internacional indica, mas resultante de uma franqueza surpreendente num ambiente que poderia levar à depressão.
A atitude dos parentes mais próximos da protagonista Amah (Usha Seamkhum), diante de seu quadro médico crítico, seria motivo suficiente para deixá-la arrasada. Nenhum dos filhos pode cuidar dela, que vive sozinha e ainda trabalha vendendo uma comida que ela mesmo prepara. O filho mais novo é um folgado que nunca arruma emprego e ainda está endividado. O mais velho, pelo contrário, conquistou uma situação financeira confortável, mas precisa dedicar todo o seu tempo ao trabalho. Já a filha está disposta a mudar seu serviço para o plantão da noite e cuidar da mãe durante o dia, mas Amah não a deixa fazer esse sacrifício.
Então, o seu neto M (Putthipong Assaratanakul) se voluntaria para cuidar da avó. Não por ser altruísta, mas porque ele espera ser recompensado com a herança dela (que se resume, basicamente, à casa simples onde ela mora). A esperta Amah, que ainda não sabe do câncer, desconfia da bondade dele em ficar à disposição para ajudá-la. Em pouco tempo, M revela sobre a doença, e passa a morar com a avó.
Risos e lágrimas
A convivência entre os dois não é pacífica. A avó valoriza a tradição e as crenças, sejam elas religiosas ou não. Enquanto isso, o neto é prático e um tanto preguiçoso – preferia ficar jogando games o dia todo para se tornar um influenciador digital. Amah logo saca o verdadeiro interesse de M, mas aceita a farsa. Na maior parte do filme, trocam alfinetadas que poderiam parecer agressivas, mas a trilha musical animadora define qual o tom que o diretor Pat Boonnitipat busca para essas cenas. Praticamente um pouco mais da primeira metade do longa valoriza esse divertido choque de gerações. Essa fase dura até que o tratamento com quimioterapia fracassa.
A parte final abraça o melodrama, ainda que, entre as lágrimas e os momentos dolorosos, sobrevivam ainda algumas frases de espirituosa grosseria. A trilha musical agora abraça a tristeza dessa fase derradeira. Alguns momentos são de cortar o coração, como a recusa do irmão de Amah, que está bem de vida, em pagar um jazigo no belo cemitério que ela sempre admirou. Mas a personagem Amah nunca cai em lamúrias. Prefere, ao invés disso, sofrer calada. Sua decisão sobre quem vai herdar a casa, transferida ainda em vida, resulta do seu amor de mãe incondicional. Sua lógica, não expressa no filme, é simples: a herança não vai para quem mais merece, mas para quem mais precisa.
O epílogo reserva uma graciosa surpresa para M, que comprova ser merecedor dessa atenção especial. O trecho marca também um belo recurso do diretor Pat Boonnitipat para introduzir um flashback – através da passagem de um trem ruidoso próximo do personagem, que o conduz a uma lembrança esquecida de uma conversa com a avó, quando ele era bem pequeno.
Um filme que emociona o tempo todo
Esse final de Como Ganhar Milhões Antes que a Avó Morra emociona, como faz o filme inteiro. Porém, com o cuidado de não ser apenas lacrimoso. Essa experiência agridoce resulta dos personagens principais complexos, que vão além da construção superficial e nunca aceitam o lugar de vítima passiva. Mesmo diante da doença, Amah possui uma força de espírito tão inabalável que a permite ensinar lições de vida ao neto que, no fim, passa a se preocupar sinceramente com ela.
Nas salas de cinema, talvez muitos espectadores esperem até acabarem os créditos finais, curtindo as lágrimas que brotam dos seus olhos, com a ajuda das tristes canções de encerramento, por causa dessa história linda que acabaram de assistir.
___________________________________________
Ficha técnica:
Como Ganhar Milhões Antes que a Avó Morra | Lahn Mah | 2024 | 125 min. | Tailândia | Direção: Pat Boonnitipat | Roteiro: Pat Boonnitipat, Thodsapon Thiptinnakorn | Elenco: Putthipong Assaratanakul, Usha Seamkhum, Sanya Kunakorn, Sarinrat Thomas, Pongsatorn Jongwilas, Tontawan Tantivejakul, Duangporn Oapirat.
Distribuição: Paris Filmes.