A Dreamworks conclui a trilogia com Como Treinar o Seu Dragão 3, iniciada em 2010. Sempre contando com Dean DeBlois como diretor ou co-diretor/co-roteirista (no primeiro filme) e baseado nos livros da escritora inglesa Cressida Crowell.
Na terceira e última parte, o garoto Soluço promove a mudança do seu povo em busca do local escondido onde os dragões vivem em paz. Porém, o caçador de dragões Grimmel ameaça sua jornada, com sua insaciável vontade de matar Banguela, o último fúria da noite ainda vivo. Para isso, usa como isca o dragão fêmea Fúria da Luz, por quem Banguela imediatamente se apaixona.
A missão do jovem líder mantém a aventura sempre caminhando para a frente, mas são os momentos de contemplação que diferenciam Como Treinar o Seu Dragão 3 das várias outras animações atuais. Assim, intercaladas entre as fugas e batalhas, as cenas de namoro entre Banguela e Fúria da Luz se aproximam de uma dança. Dessa forma, parece um balé com passos cuidadosamente coreografados, pontuando o romance entre os dois dragões com muita graça.
Além disso, o visual mais deslumbrante surge reluzente no filme. Aliás, o impacto do passeio dentro da caverna ricamente iluminada chega a lembrar a entrada no mundo fantástico de Avatar (2009), de James Cameron. Ainda que reduzam o ritmo da ação, o impacto de sua beleza compensa com a magia que merece ser apreciada dentro de uma sala escura de cinema, com uma enorme tela.
Como Treinar o Seu Dragão 3 valoriza os seus heróis portadores de necessidades especiais – Soluço usa uma prótese na perna e Banguela na asa da cauda. Ao mesmo tempo, narra uma estória simples embelezada por um visual desconcertante.
Ficha técnica:
Como Treinar o Seu Dragão 3 (How to Train Your Dragon: The Hidden World, 2019)
EUA. 104 min. Dir/Rot: Dean Deblois. Vozes de: Cate Blanchett, Kristen Wiig, Gerard Butler, T.J. Miller, Kit Harington, Jonah Hill, Jay Baruchel, America Ferrera, Djimon Hounsou, Christopher Mintz-Plasse.
Universal Pictures