Sexto longa para o cinema da diretora Roxy Shih, Criaturas do Farol (Beacon) usa o suspense para discutir o relacionamento entre as pessoas.
Na trama, Emily (Julia Goldani Telles) tenta sozinha uma arriscada travessia a barco no mar. Mas, uma tormenta destrói os seus planos, e ela acorda ferida no alojamento de um farol localizado numa ilha rochosa de difícil acesso. Logo ela descobre que foi resgatada por Ismael (Demián Bichir), o solitário encarregado pela manutenção e funcionamento do farol.
O filme assume a perspectiva de Emily, que desconfia das intenções de Ismael. Apesar de ele colocar tudo à disposição dela – a chave do quarto, do banheiro que só ela utilizará, e até um revólver – talvez seja tudo encenação para ele mantê-la numa espécie de cativeiro, pois é impossível sair da ilha. As suspeitas não surgem do nada. Afinal, por causa dos longos períodos de vida em isolamento, Ismael toma algumas atitudes incomuns, como sua crença em sereias.
Acima de tudo, a maior dúvida de Emily é se Ismael, de fato, está se esforçando em chamar ajuda pelo rádio para resgatá-la. Segundo ele, o sinal ali é instável. Quando finalmente ele afirma que conseguiu contato e pediu ajuda para tirá-la da ilha, a desconfiança aumenta ainda mais, porque ele diz que conversou com o pai dela. Ele não sabe, mas Emily estava com as cinzas do pai no barco para homenageá-lo.
Tensão interrompida
O roteiro constrói uma tensão crescente. Em algum momento, a verdade virá à tona, com prováveis consequências trágicas. No meio da trama, parece que a situação caminha para um equilíbrio, abrindo a possibilidade de uma confiança mútua. Essa alternância de percepções contribui para que o filme ganhe dinâmica, o que o coloca no caminho do suspense e não do terror.
Porém, a diretora Roxy Shih comete o deslize de abandonar o ponto-de-vista de Emily para revelar o que se passa na cabeça de Ismael. É um trecho curto, e parece que essa opção surgiu da vontade de inserir o pesadelo de Ismael, no qual ele é atacado por sua hóspede transformada em sereia. A cena possui impacto, mas cobra um preço alto do filme, ao interromper a evolução da tensão crescente que sustentava Criaturas do Farol.
___________________________________________
Ficha técnica:
Criaturas do Farol | Beacon | 2024 | 96 min. | EUA | Direção: Roxy Shih | Roteiro: Julio Rojas | Elenco: Demián Bichir, Julia Goldani Telles.