Cultuado por muitos, o filme Cubo despertou a atenção na época de seu lançamento pela trama com personagens que precisam resolver um enigma para sobreviverem. Portanto, foi um dos pioneiros em lidar com jogos que podem levar seus participantes a uma morte violenta. Inspirou-se no brinquedo cubo mágico, e, por outro lado, influenciou filmes como Jogos Mortais (Saw, 2004) – inclusive na violência gráfica – e diversões do tipo escape room.
Na trama, seis pessoas aleatórias se encontram presas em um labirinto formado por vários cubos. Elas tentam escapar desse lugar, mas descobrem que existem armadilhas mortais em alguns dos cubos. A situação crescentemente desesperadora desperta as verdadeiras índoles de cada pessoa, e logo eles estão em conflito entre si. Uma das personagens, Leaven (Nicole de Boer), é uma gênia em matemática, tornando-se, então, a única capaz de decifrar o código que resolve o funcionamento dessa prisão gigante. Já o autista Kazan (Andrew Miller) consegue fazer cálculos complexos em instantes.
Produção de segunda
Mas esse enredo disruptivo perde força com a produção de segunda linha do filme. O cenário até que funciona, na maior parte das cenas. Mas, os atores interpretam mal seus papeis, deixando escapar toda a dramaticidade das situações. A direção também não ajuda, neste que é a estreia em longa do diretor Vincenzo Natali. Como principal defeito, ao invés de construir o necessário tom de suspense, o diretor deixa uma sensação de correria desenfreada de cubo a cubo, repetidas vezes.
É complicado, além disso, acompanhar a solução final do enigma do cubo, salvo se você for um expert em matemática, ou ao menos em números primos. Como esse não deve ser o caso da maioria dos espectadores, sobra uma longa repetição de trechos com os personagens falando as coordenadas de um cubo para que o rapaz até então considerado dispensável por ser autista decifre o seu número primo.
Ainda vale a pena assistir a Cubo, como precursor desse subgênero de filme. Mas, como o tema foi muito e melhor explorado, hoje acaba sendo mais uma curiosidade do que uma experiência empolgante.
___________________________________________
Ficha técnica:
Cubo | Cube | 1997 | 90 min. | Canadá | Direção: Vincenzo Natali | Roteiro: André Bjelic, Vicenzo Natali, Graeme Manson | Elenco: Nicole de Boer, Maurice Dean Wint, David Hewlett, Andrew Miller, Nicky Guadagni, Julian Richings, Wayne Robson.