Entre 11 de março e 13 de maio de 2021, acontece o curso GODARD, 90 – O ÍCONE ICONOCLASTA. O professor deste curso online é o Cássio Staling Carlos, e a realização é da Escola no Cinema, com apoio do Espaço Itaú de Cinema.
Obs. de 10/03/2021: As datas do curso foram alteradas para: 18 de março a 27 de maio de 2021.
(foto: “Pierrot le Fou”)
Sobre o curso:
Devoção ou repulsa. Gênio ou impostor. Pensador ou chato.
O nome e os filmes do diretor franco-suíço Jean-Luc Godard despertam reações contraditórias, desde que ele se tornou um dos mais celebrados e criticados representantes da Nouvelle Vague francesa, no início dos anos 1960.
Aos 90 anos e único remanescente do grupo que inspirou o desejo de liberar as formas e temas dos filmes das regras comerciais, Godard permanece como autor de uma obra considerada difícil, obscura ou cifrada.
Se os filmes de Godard exigem esforço, eles também proporcionam o prazer de resistir ao pensamento único, de praticar a discordância, de inviabilizar as múltiplas formas de dominação.
O curso “Godard, 90 – O ícone iconoclasta” apresentará as etapas fundamentais do percurso do artista, agregando elementos que permitem identificar e apreciar a riqueza conceitual e estética de suas criações, a influência de suas provocações e seu poder de inspirar rebeliões.
Programa do curso:
11/03 – Aula 1:
- As armas da crítica. De Hans Lucas a Jean-Luc. A ideia de cinema nos primeiros textos de Godard.
18/03 – Aula 2:
- Acossado, jovem, rebelde e moderno. Improvisação, invenção e revisões no filme-farol da Nouvelle Vague.
25/03 – Aula 3:
- O cinema contra o cinema. Apropriação e subversão de gêneros: o policial, o musical, a ficção científica. “O Desprezo”, clássico moderno.
01/04- Aula 4:
- Ângela, Nana, Verônica e todas as outras. Anna Karina e Godard: o cinema é a vida e vice-versa.
03/04 – Aula-debate (sábado): “Pierrot le Fou”
08/04 – Aula 5:
- Godard radar. “Uma Mulher Casada” e “Week-End à Francesa”: o cinema como crônica ácida da sociedade.
22/04 – Aula 6:
- Do cinema político à militância. Os filmes como forma de fazer revoluções: de “O Pequeno Soldado” a “Tudo Vai Bem”.
29/04 – Aula 7:
- O filme ensaio ganha forma. De “Duas ou Três Coisas que Sei Dela” às experimentações em vídeo.
06/05 – Aula 8:
- O cineasta após a morte do cinema. “Salve-se Quem Puder (a Vida)” e “Paixão”. O que será o cinema?
08/05 – Aula-debate (sábado): “Je Vous Salue Marie”.
13/05 – Aula 9:
- Réquiem para o século XX. De “Alemanha Nove Zero” a “Filme Socialismo”. Godard interpela o tempo.
20/05 – Aula 10:
- O inventário das ruínas na(s) “História(s) do Cinema”.
Sobre o professor
Cássio Starling Carlos é mestre em Multimeios pela Unicamp, crítico de cinema da Folha de S. Paulo e pesquisador de história do audiovisual. Organizou e editou as coleções Cine Europeu, Charles Chaplin, Grandes Diretores do Cinema, entre outras, todas publicadas pela Folha. É editor do blog Histórias de Cinema e da newsletter filmedodia.com
Cursos anteriores realizados no Escola no Cinema:
- O CinemaSonho de David Lynch– online
- Neorrealismo: raízes, matrizes, heranças– online
- As máscaras de Fellini– online
- TwinPeaks e o CinemaSonho de David Lynch
- Charles Chaplin, o cinema (com Pedro Maciel Guimarães)
- Mestres do cinema europeu – II Ciclo de palestras (com Pedro Maciel Guimarães)
- Mestres do cinema europeu – I Ciclo de palestras (com Pedro Maciel Guimarães)
- Sombras elétricas – a China pelos olhos do cinema
___________________________________________
Serviço:
Período
11 de março a 13 de maio de 2021
Horário
Quinta-feiras – das 19h às 22h e sábados das 17h às 20h
Carga horária
33 horas em 12 encontros
Inscrições
atendimento@escolanocinema.com.br ou https://www.escolanocinema.com.br/curso-online-godard-90-o-icone-iconoclasta
Investimento
R$600,00 (à vista)
*Após o terceiro curso, realizado no Espaço Itaú de Cinema, desconto de 20% para pagto à vista: R$480,00
**Sócios do Clube do Professor, desconto de 35% para pagamento à vista: R$390,00
***Aula avulsa: R$ 60,00
****Aulas gravadas, disponíveis a partir de abril: R$ 40,00
Leia também: a lista de filmes de Godard por Sérgio Alpendre.