CURSO ONLINE AO VIVO: A ARTE DE TRANSFORMAR LIVROS EM FILMES – COM MARCELO LYRA

Curso Cinema e Literatura

A Barbeiro Criativo Produções organiza o curso online ao vivo A ARTE DE TRANSFORMAR LIVROS EM FILMES, ministrado pelo crítico de cinema Marcelo Lyra.

O curso propõe responder o que é possível e o que é impossível de adaptar em termos narrativos, considerando as diferenças de um formato para outro. Várias questões podem influir na passagem do texto e das ideias escritas para a linguagem audiovisual. O programa investiga por que alguns filmes são muito fiéis ao livro original e por que outros podem tomar muitas liberdades, por vezes usando apenas alguns trechos do livro e em outras modificando-o totalmente.

No workshop serão lidos trechos importantes de livros, seguidos da exibição do trecho correspondente no filme, de modo a entender as eventuais mudanças. Serão estudados livros e filmes como O Poderoso Chefão, A Marca da Maldade, Blade Runner, o Caçador de Androides, Apocalipse Now, Os Bons Companheiros, Atire no Pianista, Harry Potter e a Câmara Secreta, Um Corpo que Cai, Janela Indiscreta e outros.

O curso acontece em 4 sábados, de 5 a 26 de setembro de 2020, sempre das 11h às 13h. A transmissão será pelo aplicativo Zoom. O valor da inscrição é R$ 200 (+ R$ 20 de taxa).

Clique aqui para se inscrever

CRONOGRAMA:

Dentro da proposta de se debater as diferentes técnicas usadas na adaptação literária para o cinema, as aulas serão agrupadas em filmes mais fiéis ao livro, adaptações mais autorais onde o diretor toma mais liberdades em relação à obra original. Dentro desses caso, estuda-se casos mais extremos, como adaptações aparentemente infiéis que são totalmente fiéis, como Apocalipse Now de Francis Ford Coppola e o livro “No Coração das Trevas”, de Joseph Conrad, ou casos em que o filme é aparentemente fiel mas na verdade muda completamente o conceito do livro, apenas alterando a ordem dos fatos, como Os Bons Companheiros, de Martin Scorsese.

INFORMAÇÕES EXTRAS:

Bibliografia: “A Arte da Adaptação”, da americana Linda Seger, “Novels into Films”, de George Bluestone, “Uma Teoria da Adaptação”, da canadense Linda Hutcheon e “Literatura e Cinema”, de Luis Miguel Cardoso.

PÚBLICO ALVO:

Aberto a Todos. 

SOBRE O MINISTRANTE: Marcelo Lyra é formado em jornalismo pela PUC-SP em 1989, estudou roteiro, edição e crítica de cinema na ECA-USP.  Passou por quase todas as editorias de jornais até chegar ao Caderno 2 do Jornal O Estado de S. Paulo, em 1999, quando inicia-se como crítico de cinema. Foi sub-editor do caderno de TV do Jornal da Tarde e colaborador das seguintes publicações, sempre na área de cinema: Jornal da Tarde, Jornal do Brasil, Revista de Cinema, Revista Ver Vídeo, revista Bizz, jornal Valor Econômico, e do site Cinequanon.

https://youtu.be/tniCLsVOkwo

foto: Thais Barbeiro e Marcelo Lyra

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo