De Frente para o Perigo (Narrow Margin, 1990) é um dos melhores filmes de Peter Hyams. Contando com Gene Hackman fazendo trejeitos de James Stewart, o diretor constrói um thriller com muita ação que culmina num emocionante embate no teto de um trem em movimento.
O filme é uma refilmagem de Rumo ao Inferno (The Narrow Margin, 1952), de Richard Fleischer, indicado ao Oscar de melhor roteiro (em nome de Martin Goldsmith e Jack Leonard, criadores da história). Mas, Peter Hyams retira as características de film noir do original, e enfatiza a ação. Com isso, o protagonista Robert Caulfield vivido por Gene Hackman deixa de ser um policial durão e se torna um promotor adjunto incorruptível desacostumado a atuar na linha de frente. Em vários trechos, Hackman lembra James Stewart em Intriga Internacional (North by Northwest, 1959), por possuírem fragilidade nessa situação crítica, mas também heroísmo nos momentos decisivos.
A atriz Anne Archer conquistara fama como a esposa de Michael Douglas em Atração Fatal (Fatal Attraction, 1987). Porém, sua carreira não decolou, apesar de assumir o protagonismo em alguns filmes, como nesse De Frente para o Perigo. Aqui, ela interpreta Hunnicut, uma mulher que, sem querer, presencia o assassinato cometido por Leo Watts, um chefão do crime. Assustada, ela se esconde em uma casa isolada no campo. Contudo, o correto Robert Caulfield não quer perder essa oportunidade de colocar Watts na prisão, e vai atrás dela. Com isso, acabam sendo perseguidos pelos criminosos. Primeiro, dirigindo um 4×4 na floresta com os bandidos num helicóptero. Em seguida, dentro de uma longa viagem de trem.
Ação dentro e fora do trem
A perseguição do carro pelo helicóptero é muito bem filmada, mantendo coerentes as alternâncias entre os trechos em que o alvo está visível e outros que ele consegue se esconder embaixo das altas árvores do local montanhoso. Porém, essa sequência não se compara com o clímax no qual Caulfield e Hunnicut enfrentam os bandidos no teto do trem. O filme traz soluções inteligentes para esse longo embate, com lances de tirar o fôlego. Principalmente, porque foram utilizados dublês em cenas desafiadores, como quando os personagens estão dependurados no trem em alta velocidade em cima de uma ponte no penhasco.
No entanto, entre essas duas sequências de ação, o filme perde força em algumas situações dentro do trem. A busca dos criminosos por Caulfield e Hunnicut parece arrastada, pois é demasiadamente longa. Mesmo que apresente algumas variações, esse segmento representa uma “barriga” no roteiro. Porém, vale destacar a bela sequência em que Hunnicut conta sua história para o promotor, dentro de uma cabine. Com o trem em movimento, à noite, a luz dos postes ao longo dos trilhos alterna trechos claros com outros escuros, formando belos fade-outs naturais. E, isso ajuda a deixar esse relato mais interessante. Além disso, comprova que Peter Hyams era, também, um bom diretor de fotografia.
O longa perde pontos, também, por causa da dispensável personagem da mulher loira. A princípio, ela parece se interessar romanticamente por Caulfield. Até aí, sem problemas. Mas, o que não cola é que o promotor, preocupado em salvar a sua vida e a da testemunha, desvie sua atenção para retribuir o interesse. Por fim, para piorar, ela se revela, em cima do trem, que é uma vilã, numa cena tão ridícula que quase estraga todo o filme.
Contudo, o que fica é a impressão de um filme com muita ação e um final empolgante.
Peter Hyams
Peter Hyams chegou a realizar a audaciosa continuação de 2001: Uma Odisseia no Espaço (2001: A Space Odyssey, 1968), de Stanley Kubrick. Chamou-se 2010: O Ano em que Faremos Contato (2010: The Year We Make Contact, 1984) e recebeu críticas favoráveis. Porém, ele se encontrou mesmo nos filmes de ação. Nesse gênero, dirigiu três files com Jean-Claude Van Damme: O Guardião do Tempo (Timecop, 1994), Morte Súbita (Sudden Death, 1995), e Aliança Mortal (Enemies Closer, 2013), seu último filme.
___________________________________________
Ficha técnica:
De Frente para o Perigo | Narrow Margin | 1990 | Estados Unidos | 97 min | Direção e roteiro: Peter Hyams | Elenco: Gene Hackman, Anne Archer, James Sikking, J.T. Walsh, M. Emmet Walsh, Susan Hogan, Nigel Bennett, J.A. Preston, Harris Yullin.