Detrás de la Montaña (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Beyond the Mountain (Detrás de la Montaña)

Avaliação:
6/10

6/10

Crítica | Ficha técnica

O diretor mexicano David R. Romay estreia em longas-metragens com o drama Beyond the Mountain (Detrás de la Montaña), depois de construir a carreira em séries documentais.

Jornada de amadurecimento

Beyond the Mountain conta a jornada de amadurecimento do jovem de 18 anos Miguel. Ele vive na Cidade do México com sua mãe, depressiva desde que o pai do garoto a abandonou no dia em que ele nasceu – cena do prólogo do filme. Quando sua mãe morre, Miguel resolve ir até Ciudad Juarez para encontrar o pai que nunca conheceu, com intenções de se vingar por ter condenado sua mãe a uma vida miserável.

No seu trabalho, Miguel escreve cartas para uma jovem, Carmela, que as envia para seu namorado que vive em Ciudad Juarez. Lembrando a personagem de Fernanda Montenegro em Central do Brasil, Miguel altera por conta própria algumas frases ditadas pela moça, por quem ele é platonicamente apaixonado.

Miguel demorará para encontrar seu pai, mas as três pessoas que ele encontra e que o conhecem dizem que ele é uma pessoa muito boa. O rapaz consegue encontrar Carmela em Ciudad Juarez e tem a chance de, finalmente, dizer-lhe que está apaixonado.

Dilema

O filme revela que Miguel, sem perceber, se encontra num dilema entre se vingar do pai ou iniciar um relacionamento amoroso com Carmela. É uma questão existencial que ele não enxerga com clareza, mas significa optar pelo caminho do bem ou do mal. A intenção de atirar no pai Arturo como vingança se mostra tão distante do seu âmago que ele tenta treinar atirando em um cão na rua e se sente mal.

E, ao final, o confronto com o pai permite que ele compreenda os motivos que o levaram a abandonar a mulher e o filho recém-nascido na maternidade – Miguel vê que Arturo não se relacionava bem com o pai dele. Na verdade, essa interpretação é apenas uma das respostas possíveis, pois o filme deixa em aberto essa questão, bem como o final, que provavelmente mostra Miguel livre para seguir sua vida com Carmela. Após assistir ao filme, fica a sensação que faz falta uma definição mais assertiva do motivo da desavença entre Arturo e o pai dele. E igualmente se a morte do irmão de Arturo possui alguma relação com isso.

Análise

Essencialmente, Beyond the Mountain acompanha sempre o protagonista Miguel, portanto o filme funciona bem graças à ótima atuação do ator que o interpreta, Benny Emmanuel, que está na série Yankee, da Netflix. De fato, buscando o naturalismo, Benny se alinha ao estilo de direção de David R. Romay, que filma a estória se limitando aos recursos necessários à narrativa, com especial atenção aos enquadramentos.

Em suma, Romay acerta em distribuir a carga emocional de maneira não uniforme – concentra no começo e no final os momentos mais angustiantes. Assim, imprime um tom mais suave durante o desenvolvimento da estória. Mas a ausência da explicação definitiva do motivo do abandono do pai prejudica a compreensão necessária sobre o filme.


Ficha técnica:

Beyond the Mountain (Detrás de la Montaña, 2018) México. 94 min. Dir/Rot: David R. Romay. Elenco: Benny Emmanuel, Gustavo Sánchez Parra, Renée Sabina, Enrique Arreola, Marcela Ruiz Esparza, Daniela Schmidt, Paulina Treviño.

Trailer original:
Onde assistir:
Detrás de la Montaña (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo