A Pixar tentou repetir a aclamação que recebeu da crítica e do público por Divertida Mente (2015) lançando o pretencioso e entediante Soul (2020) e o mais simplório Elementos (2023). O equilíbrio entre sagacidade viajante e narrativa fluída, capaz de entreter adultos e crianças, somente é retomada na sequência Divertida Mente 2.
A premissa é inteligente, pois dá continuidade ao enredo original, mantendo o conceito sem se repetir. O primeiro filme transforma em personagens cinco emoções (Alegria, Medo, Raiva, Nojo e Tristeza) dentro da mente da menina Riley, de 11 anos. Agora, neste segundo filme, Riley tem 13 anos e chega à adolescência. Com isso, novas emoções entram em cena nessa fase cheia de conflitos, São elas: Ansiedade, Inveja, Vergonha e Tédio.
O conflito entre as novas e as conhecidas emoções se intensifica nos três dias em que Riley e suas duas melhores amigas participam de um treinamento de hóquei com as meninas mais velhas do time principal. Riley tem talento para o esporte, mas a oportunidade de se destacar pode afastá-la das suas amigas.
Dentro da mente de Riley, a disputa se dá com a Ansiedade tomando a liderança no comando. Para isso, afasta as emoções presentes e abre espaço para as novas. Porém, a Ansiedade leva a decisões precipitadas.
Mais emoções, mais personagens
Diante desse cenário, surte o desafio de acomodar todos esses personagens no enredo. O grupo de cinco emoções de antes, agora cresceu para nove. Por um lado, a trama acabou deixando um protagonismo maior para Ansiedade, relegando as demais emoções novas a uma posição de coadjuvantes. Além disso, outra solução foi dividir a narrativa em duas linhas paralelas. Uma segue a fórmula do primeiro filme, e retrata como as novas emoções aprendem (com mais erros que acertos) a comandar a mente de Riley. A outra linha acompanha as antigas emoções em uma aventura pelos variados lugares da mente para voltar à sala de comando.
Em meio a tudo isso, o filme traz várias piadas investindo em referências que certamente ecoam na lembrança do público infanto-juvenil. Afinal, são conteúdos recentes, como a série animada Dora, a Aventureira. Já outras referências são menos conhecidas, como o Marth do game Super Smash Bros. Melee. Outras piadas brincam com a psicologia – cerne do conceito dos dois filmes –, como as entradas precipitadas da Nostalgia.
Enfim, Divertida Mente 2 causa um impacto menor do que o filme original, que no seu lançamento surpreendeu com sua abordagem tão original. Mas a sequência também é admirável.
___________________________________________
Ficha técnica:
Divertida Mente 2 | Inside Out 2 | 2024 | 96 min | EUA, Japão | Direção: Kelsey Mann | Roteiro: Meg LeFauve, Dave Holstein.
Distribuição: Disney.
Trailer: