Django Livre (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Django Livre

Avaliação:
8/10

8/10

Crítica | Ficha técnica

Era de se estranhar que Quentin Tarantino ainda não tivesse dirigido um western. Um cineasta com a maestria de retratar a violência certamente encontraria nesse gênero de cinema seu habitat natural. Aliás, como fez Sam Peckinpah, outro especialista nas imagens violentas, já na década de 60. Enfim, Tarantino não decepciona – Django Livre já é um clássico do faroeste.

Em várias sequências do filme, o diretor reverencia o gênero, inclusive o spaghetti western. Afinal, Franco Nero, o ator italiano que protagonizou um personagem famoso chamado Django, faz uma participação especial. Alguns recursos de câmera tradicionais daquele subgênero, como o zoom acelerado em direção ao rosto de algum ator, utilizado para enfatizar cenas dramáticas, também são usados por Quentin Tarantino. Adicionalmente, o toque pessoal do cineasta aparece nas cenas finais, na explosão caótica de violência, com sangue e mortes por todo lado. A propositalmente exagerada quantidade de capangas do fazendeiro vilão parece nunca ter fim, dando a deixa para mais e mais brutalidade. Esse recurso já foi visto antes, como em Kill Bill, mas ainda funciona. 

Porém, um segmento que não cola é aquele em que o personagem Dr. King Schultz (Christoph Waltz) morre, atingido pelo comparsa de Calvin Candie (Leonardo DiCaprio). Afinal, no filme todo Schultz se mostra rápido e preciso no gatilho, mas aqui tem tempo de dizer “Não pude resistir.”, porém não para se defender.

Elenco

Por falar em Schultz, Christoph Waltz encarna o personagem à perfeição. Autoconfiante e seguro, transmite a sensação de ser o malandrão do oeste. Está melhor até que em Bastardos Inglórios

Leonardo DiCaprio desta vez consegue despir-se de toda sua aura de menino galã e consegue dar vida ao desprezível Calvin Candie, o fazendeiro que não tem escrúpulos em relação aos seus escravos. Como resultado, é possível sim sentir asco desse personagem.

Outra figura ainda mais asquerosa é o velho negro Stephen, irreconhecivelmente interpretado por Samuel L. Jackson. Um grande traidor de seu povo, trabalha para Calvin Candie e é o responsável por estragar os planos dos heróis do filme. 

Para finalizar, uma curiosidade: o par central vivido por Jamie Fox e Kerry Washington repete o casal protagonista de Ray (2004).


Ficha técnica:

Django Livre (Django Unchained, 2012). 165 min. Dir/Rot: Quentin Tatantino. Com Jamie Foxx, Christoph Waltz, Leonardo DiCaprio, Kerry Washington, Samuel L. Jackson, Walter Goggins, Dennis Christopher, James Remar, David Steen, Dana Gourrier, Nichole Galicia, Laura Cayouette, Ato Essandoh, Sammi rotibi, Don Johnson, Franco Nero, James Russo, Don Stroud, Russ Tamblyn, Amber Tamblyn, Bruce Dern, Zoë Bell, Robert Carradine, Tom Savini, Quentin Tarantino, Louise Stratten.

Assista: diretor e elenco falam de “Django Unchained”

 
Onde assistir:
Django Livre (filme)
Django Livre (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo