O que é mais importante, o amor ou a política? Esse é o dilema que separa o casal do drama romântico indiano Do Coração (Dil Se..), de Mani Ratnam.
Os dois se encontram por acaso numa estação de trem. O locutor de rádio Amarkanth Varma (Shah Rukh Khan) tenta conquistar Meghna (Manisha Koirala), o único passageiro que está naquele local vazio à noite. Mas a moça nem esboça um sorriso. O máximo que faz é pedir que ele traga um chá. Porém, quando ele retorna com a bebida, ela já está embarcando em um outro trem.
O sonho de Varma de viver um belo amor à primeira vista fica apenas no número musical que entra no filme logo após essa separação. Esse entreato musical é deslumbrante, com vários cantores e dançarinos performando em cima de um trem em movimento. Shah Rukh Khan contracena com Malaika Arora, filmados em planos e enquadramentos inusitados e ágeis. O trecho poderia ser recortado e apresentado como um videoclipe com vida própria. Ainda assim, não é gratuito, está ligado à narrativa, pois reflete a paixão imediata que Varma sente por Meghna.
Outros belos trechos musicais entrarão no filme, também filmados com similar ousadia e plasticidade. Mas, este primeiro é o melhor de todos.
Varma reencontra Meghna na cidade para onde ele viaja para gravar entrevistas com um grupo revolucionário. A moça continua resistente, porém, tamanha é a persistência do jovem apaixonado que eles acabam se aproximando durante uma jornada pelas montanhas. No entanto, ela guarda um segredo que a impede de se envolver em qualquer caso amoroso.
Spoilers adiante
O espectador fica à frente de Varma, nesse sentido. O filme revela que Meghna faz parte de um grupo revolucionário que planeja um ato terrorista no desfile em comemoração aos 50 anos de independência da Índia. Ela tem sede de vingança contra o governo porque sua vila no nordeste do país nunca recebeu nenhuma ajuda. Pelo contrário, soldados militares mataram e estupraram os moradores do local. E Meghna e sua família foram vítimas desses ataques. Destinada a viver a mártir desse golpe terrorista, ela sabe que o amor com Varma não tem futuro.
Quando o rapaz, finalmente, descobre a verdade, a trama entra em modo de suspense. Conseguirá ele convencer Meghna a desistir, ou ao menos impedir que a explosão mate pessoas inocentes?
Embora o filme mostre os atos desumanos dos soldados no flashback da moça, o filme parece se posicionar contra os revolucionários – talvez não, mas com certeza contra o ato terrorista. Por isso, mostra o que acontece durante os créditos finais, como um grande alívio. Antes, a conclusão que fecha o arco romântico surpreende. Com tal desfecho inesperado, o diretor Mani Ratnam indica que não acredita numa solução armada.
Nas suas longas cenas, Do Coração permite que o espectador aproveite bastante cada sabor do filme. Seja o romance, a música, o drama, a ação e o suspense, tudo converge para a constatação que, por trás do entretenimento, existe sempre a política, e esta deve ser discutida.
___________________________________________
Ficha técnica:
Do Coração | Dil Se.. | 1998 | 144 min | Índia | Direção: Mani Ratnam | Roteiro: Mani Ratnam, Sujatha, Tigmanshu Dhulia | Elenco: Shah Rukh Khan, Manisha Koirala, Preity G Zinta, Raghubir Yadav, Sabyasachi Chakrabarty, Piyush Mishra, Krishnakant, Aditya Srivastav, Malaika Arora.