A premissa de Duro de Atuar (Die Hart: The Movie) parece muito com a de O Peso do Talento (The Unbearable Weight of Massive Talent, 2022). Neste último, Nicolas Cage interpreta um personagem que é o seu alter-ego. E no filme desta crítica é a vez de Kevin Hart, de forma mais direta até, fazer graça de si mesmo. Cansado de ser o coadjuvante cômico, ele resolve dar uma guinada na sua carreira e virar o protagonista de filmes de ação. Logo, um diretor especialista no gênero, Claude Van De Velde (Jean Reno), entra em contato com ele. Mas, para conseguir o papel no seu filme, Kevin precisa primeiro passar por um treinamento com o preparador de atores Ron Wilcox (John Travolta). E seus métodos são bem extremos.
Minissérie transformada em longa-metragem
Lançado como minissérie em 11 episódios em 2020, Duro de Atuar chega ao streaming no Brasil, via Prime Video, como um longa-metragem. Mas o diretor é Eric Appel, que faz carreira dirigindo séries desde 2009. Assim, o resultado aqui se aproxima das produções televisivas despojadas, longe da pompa de produtos como Game of Thrones (a única conexão é que Duro de Atuar conta com Nathalie Emmanuel, atriz dessa série).
Então, basicamente temos aqui um besteirol. Basicamente, brinca com a confusão entre o que é real e o que é farsa nesse treinamento com Ron Wilcox. Isso permite, pelo menos, uma espiada no mundo dos efeitos especiais no audiovisual. Kevin passa por incêndios, lutas, tiroteios etc. Mas, sempre continua o mesmo ator comediante de sempre. Na verdade, quem se mostra mais preparada para a ação é a colega de curso Jordan King (Nathalie Emmanuel).
Na parte final, parece que teremos a esperada, porém consistente, transformação no arco do protagonista. No entanto, o enredo atrapalha tudo com uma solução infantil envolvendo um esquilo. E o pior é que isso destoa das piadas sujas que ouvimos durante o filme, o que já provocava contradição com a trama que nunca ultrapassa o limite da ingenuidade. Se, ao menos, os perigos fossem reais, Duro de Atuar faria algum sentido.
___________________________________________
Ficha técnica:
Duro de Atuar | Die Hart: The Movie | 2023 | 84 min | EUA | Direção: Eric Appel | Roteiro: Tripper Clancy, Derek Kolstad | Elenco: Kevin Hart, John Travolta, Nathalie Emmanuel, Jean Reno, Josh Hartnett, Kenneth Trujillo.