Eea Allay Ooo é uma onomatopeia para o som que os afugentadores de macacos utilizam para espantar esses animais em Nova Delhi. Ou seja, “Eea” é o som dos langurs, “allay” dos humanos e “ooo” dos macacos. Considerados deuses, os macacos infestam a cidade e atrapalham as pessoas. Os homens contratados para espantá-los devem, portanto, tomar cuidado para não os machucar.
Trama e análise
O jovem Anjani deixa sua cidade do interior para vir a Nova Delhi morar com sua irmã, que está grávida, e o marido dela. Sem completar o ensino superior, ela consegue um emprego para ele como afugentador de macaco. Porém, ele não se adapta ao trabalho. Afinal, ele não consegue verbalizar os sons para afugentar os macacos e, pior ainda, tem medo deles. Desesperado, ele chega até a se fantasiar de langur, espécie de símio rival dos macacos, para espantá-los. Porém, as pessoas filmam vídeos com ele fantasiado. Logo, eles viralizam na internet, deixando seu patrão enfurecido.
Em sua estreia na direção, Prateek Vats filma em locações nas ruas de Nova Delhi. Assim, constrói um interessante retrato dessa profissão inusitada para o público de outros países. Porém, Anjani não é apresentado como um personagem simpático. Ele sempre está perdidão e faz caretas o tempo todo. Porém, não consegue trazer o espectador para o seu lado.
Então, a conclusão revela que o rapaz desiste de tentar ganhar a vida trabalhando e sucumbe para as loucuras da festividade local. Na verdade, talvez esse seja o único papel que ele se sente confortável.
Com isso, Eea Allay Ooo não funciona como drama nem como comédia. Definitivamente, o sentimentalismo naufraga por conta do protagonista e da reação dos demais personagens em relação a ele. De fato, ninguém parece se afeiçoar a essa figura relapsa que nem corresponde à aproximação das pessoas que querem ajudá-lo. Além disso, a comédia não engrena porque o ator Shardul Bharadwaj é muito fraco, e apela demais para o recurso das caretas.
Ficha técnica:
Eea Allay Ooo (Eea Allay Ooo, 2019) Índia. 98 min. Dir: Prateek Vats. Rot: Shubham. Elenco: Naina Sareen, Shardul Bharadwaj, Nutan Sinha, Shashi Bhushan, Mahender Nath, Kapil Madaan, Nitin Goel.