Em Busca da Vida (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Em Busca da Vida

Avaliação:
7/10

7/10

Crítica | Ficha técnica

No filme Em Busca da Vida, Jia Zhangke apresenta duas pessoas que partem para o mesmo local em busca de pessoas próximas que não veem há tempos.

Duas estórias

O relato mais longo, e que abre e conclui o filme é de Sanming. Após 16 anos, ele viaja atrás de sua mulher e sua filha. Para isso, sai de sua cidade Shanji com destino a Fengjie, a cinco horas de distância. Mas, lá, seu cunhado lhe diz que ela só retorna ao local dali a um mês. Então, sem dinheiro, ele começa a trabalhar na demolição da cidade. Em breve, a região toda será submersa devido à construção da Barragem das Três Gargantas. Quando, finalmente, se reúne com a esposa, deseja levá-la de volta. Porém, ele precisaria de um ano inteiro para juntar o dinheiro suficiente para quitar uma dívida com o patrão dela.

Já a outra jornada é contada na parte central de Em Busca da Vida. E acompanha Hong Shen, que deseja se reencontrar com o marido. Há dois anos, ele simplesmente saiu de casa e nunca mais voltou. Após esperar vinte e quatro horas na cidade para vê-lo, ela confirma que a melhor saída é a separação. Para interpretar Hong Shen, o diretor conta com Zhao Tao, de As Montanha se Separam (2015), também de Jia Zhangke.

Análise

Esses dois recortes nunca se interrelacionam. Pelo menos enquanto personagens, porque mantém uma forte ligação temática. Afinal, os dois cônjuges partiram na esperança de uma vida melhor. Analogamente, em nome do progresso, o governo chinês constrói a gigantesca barragem na região, tal qual afirmam os trechos de propaganda estatal apresentados dentro do filme. Nenhum dos três – os cônjuges e o governo – se preocupam com o preço deste progresso.

No caso dos cônjuges, o preço é rompimento do relacionamento com seus pares. Da mesma forma, a cidade de Fengjie é a vítima do governo. Agora em demolição, seus habitantes precisam abandonar a vida que construírem no local. Pois, em breve, tudo estará debaixo da água.

No entanto, a esperança do progresso se concretiza. Pelo menos, para o governo e para algumas pessoas envolvidas na construção da barragem. Igualmente, o marido de Hong Shen cresceu profissionalmente, e ocupa cargo de chefia. Já a esposa de Sanming se encontra agora em pior condição do que tinha na cidade de origem.

A direção de Jia Zhangke apresenta essa temática social e existencial alternando entre o realismo e a fantasia. Por um lado, substitui a trilha sonora com ruídos provocados dentro da cena, para assim conseguir a tensão da cena. Por outro, aplica efeitos visuais para mostrar um OVNI, ou, em outra cena, um edifício decolando como uma nave espacial. E a impressão que temos é que ele acredita no equilíbrio entre o real e o fantástico. Tal como o homem que anda em uma corda bamba na cena final de Em Busca da Vida.

___________________________________________

Ficha técnica:

Em Busca da Vida (San xia hao ren) 2006. China/Hong Kong. 111 min. Direção: Jia Zhangke. Roteiro: Jian Zhangke, Guan Na, Sun Jiamin. Elenco: Zhao Tao, Lan Khou, Han Sanming, Ma Lizhen, Wang Hongwei.

Onde assistir:
Em Busca da Vida (filme)
Em Busca da Vida (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo