Em Busca de ‘Ohana diverte o público juvenil sem restrições. Com belas locações no Havaí, juntamente com convincentes cenários de estúdio, o filme traz uma movimentada estória que resgata as antigas aventuras de caça ao tesouro.
Apesar de a sua estória não trazer novidades, o roteiro aplica bem as fórmulas do gênero. Assim, essa produção da Netflix engata um ritmo acelerado. E alinha um desafio seguido de outro, quando quatro jovens acabam numa busca a um tesouro lendário no Havaí.
Tom certo
Acima de tudo, Em Busca de ‘Ohana acerta no tom. Em outras palavras, mistura muita ação com um pouco de suspense, humor e romance. Nesse sentido, não há dúvidas que o filme se inspira nas aventuras de Indiana Jones. De fato, uma cena de Os Caçadores da Arca Perdida (1981) é literalmente citada por um dos personagens. Adicionalmente, o elenco inclui o ator Ke Huy Quan, o menino de Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984).
Aliás, esse filme de 1984 do Indiana Jones foi criticado por algumas cenas violentas demais. Especialmente, aquela do coração sendo arrancado em um ritual. E essa é uma questão que Em Busca de ‘Ohana se preocupou em respeitar. Por isso, comentamos que o filme acerta no tom. Definitivamente, é um típico filme de família, que pode ser visto sem restrições por crianças.
Por isso, o longa-metragem acerta ao abordar temas essenciais à formação desse público jovem, ainda que superficialmente. Por exemplo, estão presentes as questões do relacionamento entre pai e filha, bem como entre irmãos, da ganância, do espiritualismo e do racismo. Além disso, os protagonistas vencem seus problemas durante essa jornada, e terminam a estória como pessoas melhores.
No geral, Em Busca de ‘Ohana apresenta uma produção caprichada. Além dos cenários e locações, os efeitos visuais e especiais funcionam. Com certeza, foi melhor investir nesse quesito do que trazer um nome de peso ao seu elenco, que é formado por atores não conhecidos.
Na verdade, se não fosse pela pandemia, Em Busca de ‘Ohana renderia uma agradável sessão de cinema de domingo com a família.
Ficha técnica:
Em Busca de ‘Ohana (Finding ‘Ohana) 2021. EUA. 123 min. Direção: Jude Weng. Roteiro: Christina Strain. Elenco: Kea Peahu, Kelly Hu, Alex Aiono, Owen Vaccaro, Lindsay Watson, Ke Huy Quan, Branscombe Richmond, Chris Parnell, Marc Evan Jackson, Ricky Garcia.
Distribuição: Netflix.