Pesquisar
Close this search box.
Entre Dois Fogos (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Entre Dois Fogos

Avaliação:
6/10

6/10

Crítica | Ficha técnica

Entre Dois Fogos é um film noir violento e pessimista que se diferencia por ser narrado pela personagem feminina, a sofrida Pat Regan.

Para começar, é ela quem planeja e executa a fuga da prisão de seu ex-amante Joe Sullivan, por quem ainda é apaixonada. Porém, ele está caído por Ann Martin, a bela assistente de seu advogado. Após escapar das grades, Joe parte atrás de Rick, o mafioso que é o verdadeiro culpado pelo crime que causou sua condenação. E nessa busca, Joe leva junto Pat e Ann, esta sequestrada por ele. Como vértices desse estranho triângulo amoroso, essas duas mulheres representam os “dois fogos” do título nacional.

Análise

Como destaque, a fotografia escura está alinhada com as cenas noturnas que predominam no filme. E, também, com a desesperança de Pat em reconquistar seu amado, à medida que ele gradativamente seduz sua rival nessa disputa.

Ao mesmo tempo, o tom noir ganha reforço romântico nas ações violentas do mafioso Rick, interpretado pelo corpulento Raymond Burr, o vilão de A Janela Indiscreta, de Alfred Hitchcock. Afinal, ele manda matar friamente seus opositores, incluindo aí o protagonista Joe. No entanto, a cena que confirma sua maldade é forte, mesmo sem mostrar os detalhes do momento em que ele, num acesso de raiva, arremessa um réchaud em chamas sobre sua amante.

Como resultado, o diretor Anthony Mann imprime em Entre Dois Fogos o clima pesado do pós-guerra. De fato, o filme foi lançado em 1948, quando o saldo devastador de perdas da Segunda Guerra Mundial já era conhecido. Por isso, a sequência final, a mais escura do filme, repleta de névoas e sombras, exala desesperança.

Enfim, sem estrelas em seu elenco, Entre Dois Fogos é um filme B que registra o sentimento de decepção da humanidade consigo mesma. Em sua estória, o bom sucumbe junto com o mau, resultado similar ao da guerra.


Ficha técnica:

Entre Dois Fogos (Raw Deal) 1948, EUA, 78 min. Dir: Anthony Mann. Rot: Leopold Atlas, John C. Higgins. Elenco: Dennis O’Keefe, Claire Trevor, Marsha Hunt, John Ireland, Raymond Burr, Curt Conway, Chili Williams, Richard Fraser, Regis Toomey, Whit Bissell, Cliff Clark.

Onde assistir:
Entre Dois Fogos (filme)
Entre Dois Fogos (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo