Esquadrão 6 é um filme de ação grandioso produzido pela Netflix, dirigido pelo experiente Michael Bay e estrelado por um elenco internacional encabeçado por Ryan Reynolds.
Ryan Reynolds vive um milionário que deseja intervir em situações nas quais a injustiça impera. Por isso, monta o esquadrão do título, formado por especialistas com a mesma visão que ele. Mas, para manter o anonimato, eles se tratam por números, e não por seus nomes. Enfim, a missão nesse filme consiste em tirar um ditador do poder do fictício país Turgistão, e substituí-lo pelo seu irmão.
Nos primeiros vinte minutos de Esquadrão 6, acompanhamos o grupo em ação na cidade de Florença. O filme não perde tempo explicando muito a situação, sabemos apenas que eles precisam escapar de uma perseguição após assassinarem um importante membro da máfia. Com cortes rapidíssimos, a turma dirige um carro verde neon pela histórica cidade italiana, numa sequência eletrizante. O ritmo frenético abre espaço para o uso do slow motion para inserir alguns trechos de humor na trama. Mas, apesar desse alívio cômico, a sequência acaba em tragédia, vitimando um dos membros do time.
Então, essa morte serve no roteiro para permitir que se mostre o recrutamento dos integrantes do Esquadrão 6. Por fim, o novo membro, chamado de “sete”, se encaixa no perfil por ser um soldado que participou de uma missão no Afeganistão e não pôde atirar no inimigo por ordens superiores, o que levou à morte de seus companheiros. O líder lhe promete que, no Esquadrão 6, ele não receberá ordens para não atirar.
Personagens
Esquadrão 6 não trabalha apenas as cenas de ação, que são muito eficientes. Para que os membros do grupo tenham ao menos um mínimo de substância, flashbacks mostram quem eles eram antes de entrarem para o seleto time. E existe também um envolvimento sexual entre dois membros, trazendo à tona os seus lados humanos.
Entre os personagens, destaca-se o número quatro, que é especialista em parkour, prática de se locomover rapidamente utilizando o que está ao redor, sejam muros, paredes, escadas, etc. No filme, ele chega a saltar rapidamente em vigas de um prédio altíssimo em construção.
As cenas de ação ganham força com uma trilha sonora estridente, composta por Lorne Balfe, que injeta mais adrenalina no filme. O som também faz a diferença, não só para criar mais emoção, mas também para o humor, na engraçada parte onde ouvimos o som de demonstração do sistema THX, que os frequentadores de cinema reconhecem com facilidade. São bem cômicas também as falas do personagem três, que cita sentenças famosas de filmes, como “Eu vejo pessoas mortas.”.
Elenco
No elenco, além do astro norte-americano Ryan Reynolds, estão a francesa Mélanie Laurent (de Bastardos Inglórios), o mexicano Manuel Garcia-Rulfo (de Sicário: Dia do Soldado), Ben Hardy (que fez o Roger Taylor de Bohemian Rhapsody), Adria Arjona (de Círculo de Fogo: A Revolta), Dave Franco (irmão de James Franco) e Corey Hawkins (Infiltrado na Klan).
Esquadrão 6 talvez seja o melhor filme de ação produzido pela Netflix, e também o mais eficiente do diretor Michael Bay, que fez um filme menos pomposo que Armageddon, Pearl Harbour e os da franquia Transformers, com um resultado bem mais emocionante. E já coloca um gancho para uma continuação, com uma nova missão.
Ficha técnica:
Esquadrão 6 (6 Underground, 2019) EUA. 127 min. Dir: Michael Bay. Rot: Paul Wernick, Rhett Reese. Elenco: Ryan Reynolds, Mélanie Laurent, Manuel Garcia-Rulfo, Ben Hardy, Adria Arjona, Dave Franco, Corey Hawkins Lior Raz, Payman Maadi, Yuri Kolokolnikov, Kim Kold, Lidia Franco.