Poster do filme "Estranhos em Casa"
[seo_header]
[seo_footer]

Estranhos em Casa

Avaliação:
5/10

5/10

Crítica | Ficha técnica

O thriller franco-belga Estranhos em Casa (Furie) se perde ao tentar tocar vários temas num filme só.

Um deles é a luta contra a burocracia. Um casal com um filho retorna de férias e não consegue entrar na casa deles, emprestada para a babá que agora ocupa o local com seu marido. Os proprietários, Paul (Adama Niane) e Chloé (Stéphane Caillard), entram na Justiça, mas um documento que assinaram os prejudica.

O relacionamento do casal está em frangalhos. Paul, que é professor de História, não faz o tipo macho viril, e isso aparentemente levou a esposa a ter um caso extraconjugal. Para reforçar essa ideia, no filme Chloé parece ser muito maior do que o marido (embora na realidade ela tenha apenas 1,62m).

Como contraponto com a questão anterior, surge um outro personagem nessa história. Sem melhor opção, o casal leva o trailer deles para um acampamento, onde pretendem ficar até retomarem a casa. Mas, quem cuida do lugar é Mickey (Paul Hamy), com quem Chloé já transou na juventude. E ele é o oposto de Paul: grandalhão, forte, agressivo e branco.

Ao saber do problema deles, Mickey se aproxima de Paul com o pretexto de ajudá-lo, mas na verdade só quer um motivo para agir violentamente com seu grupo de amigos. O enredo não menciona, mas eles são extremistas de direita que não acreditam no sistema e querem resolver tudo na base da pancadaria. Mas faltou coragem ao roteiro para caracterizar esse bando com maior contundência. A questão do racismo, por exemplo, não entra no filme, porém, seria crucial.

Luta pela sobrevivência

Na parte final de Estranhos em Casa, tudo descamba para uma luta pela sobrevivência típica do gênero terror. Em meio à violência explícita na qual só faltou uma serra elétrica, Paul tem a chance de provar que tem coragem para enfrentar os agressores. O diretor Olivier Abbou, à frente de seu terceiro longa, devia estar gostando tanto desse desfecho que o estica até demais, dando a impressão de que o filme nunca vi terminar. Porém, já é tarde – nada salva o fato de antes ter lidado com superficialidade tantos assuntos de uma vez.

___________________________________________

Ficha técnica:

Estranhos em Casa | Furie | 2019 | 97 min | França, Bélgica | Direção: Olivier Abbou | Roteiro: Olivier Abbou, Aurélien Molas | Elenco: Adama Niane, Stéphane Caillard, Paul Hamy, Eddy Leduc, Hubert Delattre.

Distribuição: Netflix.

Onde assistir:
Cena do filme "Estranhos em Casa"
Cena do filme "Estranhos em Casa"
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo