Pesquisar
Close this search box.
Eternos Companheiros (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Eternos Companheiros

Avaliação:
6/10

6/10

Crítica | Ficha técnica

Eternos Companheiros aborda com sentimentalismo o trabalho dos cães-guias.

A trama acompanha a vida da labradora Little Q. No seu primeiro ano e meio, uma família a cria, e a cachorra considera que a menina Chan Zhiqiao é sua dona. Enquanto isso, Little Q recebe treinamento para ser um cão-guia. Finalmente, quando está preparada, ela é encaminhada para Lee Bo Ting, um renomado chef de cozinha que está amargurado porque perdeu a visão. Por isso, reluta em aceitar a ajuda do cão-guia. Inclusive, chega até a expulsá-la de casa.

Porém, com o tempo e, após Little Q salvar sua vida, Lee Bo Ting aos poucos aceita o cão-guia e a sua nova condição. Com isso, deixa de ser grosseiro com as pessoas ao seu redor. Porém, eventos fora de seu controle podem abalar essa nova estabilidade.

Sentimental

Eternos Companheiros é uma produção padronizada, sem surpresas. O seu roteiro foi escrito a partir do livro “The Life of Quill, the Seeing-Eye Dog”, de Ryohei Akimoto e Kengo Ishiguro, que se baseia em acontecimentos reais.

A adaptação para as telas usa e abusa de apelos sentimentais. Já começa com os fofos cães ainda bebês e encerra sua primeira parte com a triste separação da menina e Little Q. Depois, exagera ao apresentar três sequências de montagens acompanhadas por uma canção melosa. A intenção é resumir a passagem do tempo, mas o resultado parece videoclipes musicais. Mas, pelo menos, o filme evita explorar o drama da morte da cachorra, uma perda pela qual todos os donos de pets sabem que sofrerão um dia.

Fácil de agradar

Na verdade, essa característica de produção certinha e esterilizada não prejudicará a fruição do filme pelos amantes de cachorros, principalmente as crianças. Afinal, os personagens são simpáticos e conquistam logo o público. O chef no início não tem essa simpatia, mas ele passa por uma transformação, que, aliás, é um dos temas principais da história.

Além disso, o animal que interpreta Little Q é, simplesmente, fenomenal. Nesse quesito, o mérito não é só do seu adestrador, mas também do diretor do filme, Wing-Cheong Law, que nos faz acreditar que o cão está expressando todas as emoções pelas quais o seu personagem sente. E tudo em live action, sem recorrer à computação gráfica.

Por fim, há ainda a boa intenção por trás do filme. Ao trazer o recorte de um cão-guia, e não de um animal de estimação qualquer, Eternos Companheiros homenageia e explica esse valioso trabalho que muitos desconhecem.

___________________________________________

Ficha técnica:

Eternos Companheiros | Xiao Q / Little Q | 2019 | China, Hong Kong | 107 min | Direção: Wing-Cheong Law | Roteiro: Susan Chan | Elenco: Simon Yam, Gigi Leung, Him Law, Charlie Yeung, Shanshan Yuan, Angela Yuen, Chutian Liu, Frankie Lam, Roger Kwok, Ming Hu, Allie Chan.

Distribuição: A2 Filmes

Onde assistir:
Eternos Companheiros (filme)
Eternos Companheiros (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo