Eu Sou Alfred Hitchcock (I Am Alfred Hitchcock) é um documentário no estilo folhetim, rápido e superficial. Traz vários depoimentos pincelados aqui e ali, apenas para permitir colocar nos créditos nomes importantes. Muitos desses são, na verdade, material de arquivo e não depoimentos colhidos para esse filme. Por exemplo, se encaixam nessa classificação as frases de Martin Scorsese, Steven Spielberg, William Friedkin e todos os atores e atrizes que trabalharam com Hitchcock. Os nomes daqueles que entregaram relatos originais estão listados na ficha técnica abaixo. Entre eles, os cineastas John Landis, Eli Roth e Edgar Wright.
Mas, o principal problema é que o documentário levanta vários pontos e não se aprofunda. Parece se concentrar em um ou outro assunto por conta da disponibilidade de material, como quando se detém sobre Psicose. Ainda assim, escolhe mal as imagens. Por exemplo, mostra duas vezes o trecho em que Anthony Perkins aparece transvestido nesse filme (passagem que era melhor nem revelar).
Além disso, Eu Sou Alfred Hitchcock parece reticente quanto a afirmar os louvores a Hitchcock. Isso porque aborda, mas novamente não aprofunda, o episódio de assédio moral à atriz Tippi Hedren. Então, ainda que celebre a homenagem pela carreira do AFI (American Film Institute), fica com o freio de mão puxado ao invés de acompanhar o clima da cerimônia festiva.
Enfim, só não é absolutamente ruim porque é sobre um gênio. Pelo menos, merece elogios por revelar a importância da produtora Joan Harrison (foto) na carreira de Hitchcock. Mas prefira outros documentários, com preferência para Hitchcock/Truffaut, de Kent Jones, que registra a seminal entrevista do diretor francês com o mestre do suspense.
___________________________________________
Ficha técnica:
Eu Sou Alfred Hitchcock | I Am Alfred Hitchcock | 2021 | 84 min | Direção: Joel Ashton McCarthy | Roteiro: Joel Ashton McCarthy, Eric Maran, Jesse James Miller | Com Tere Carruba, John Landis, Christina Lane, Ben Mankiewicz, Thom Mount, Alexandre O. Philippe, Mark Ramsey, Adam Roche, Eli Roth, Mary Stone, Edgar Wright.