Extracurricular (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Extracurricular

Avaliação:
7/10

7/10

Crítica | Ficha técnica

O filme croata Extracurricular surpreende por suas imprevisíveis mudanças de tom.

De fato, no início de Extracurricular (título usado para distribuição internacional), temos a impressão que se trata de um episódio de uma série policial. E o diretor Ivan-Goran Vitez conhece esse meio, pois já possui créditos em 30 capítulos de três séries. Assim, testemunhamos vários planos curtos com ações paralelas de um homem visto de cima embrulhando uma boneca para presente e depois aguardando no carro na frente de uma escola. Logo, pensamos que esse personagem possui algum plano cruel envolvendo crianças.

Mas, não é isso. Ou melhor, não exatamente. Como descobriremos, ele é Vlado Mladinic, um pai recentemente divorciado que deseja quebrar as regras da guarda de sua filha para vê-la na escola no dia de seu aniversário. Porém, a escola o proíbe de vê-la, então, ele retorna com um rifle.

Personagens

Ao mesmo tempo, o filme introduz vários personagens, alguns deles quase caricatos, e que conduzem para um humor sarcástico. Por exemplo, o prefeito inescrupuloso capaz até de preferir que aconteça uma tragédia com as crianças para ganhar mais votos na eleição que está próxima. Além dele, há também um jornalista freelancer que desiste de atacar o prefeito, para se tornar seu parceiro nesse plano maquiavélico e assim conseguir uma matéria exclusiva.

A fim de caracterizar as mudanças de tom do filme, o diretor Ivan-Goran Vitez recorre não só à trama e aos personagens. Por exemplo, quando o jornalista tem a inspiração para seu plano, a cena entra em velocidade acelerada e seus olhos reviram. Analogamente, situação similar se passa com o prefeito, e nesse caso tudo ao seu redor fica preto.

Comédia

Além disso, em alguns trechos, a comédia é mais escrachada. Nesse sentido, reparem na cena em que uma das mães entrevistadas para a televisão fala mal da ex-esposa de Vlado Mladinic, enquanto a vemos lá no fundo tentando se esconder. Essa cena lembra a série The Office, que constantemente usa uma câmera flagrando as situações da estória.

Quanto à trama, ela segue cheia de reviravoltas, a maioria delas inesperadas. Porém, não funciona bem o esquema do jornalista, que grava a conversa do prefeito e assim barganha uma matéria exclusiva. Nesse ponto, o problema é que a matéria só teria grande impacto se revelasse a artimanha do prefeito. E a última cena não possui impacto suficiente para concluir a narrativa. Afinal, se concentra na relação entre de Vlado com o pai policial, que nunca foi crucial no filme.

Por fim, Extracurricular é criativo, consegue surpreender, e com algumas lapidações extras, poderia ser um filme ainda melhor.   

Nota: assistimos a esse filme nas sessões da THE WRAP AWARDS & INTERNATIONAL SCREENING SERIES.

___________________________________________

Ficha técnica:

Extracurricular (Dopunska nastava) 2019. Croácia. 101 min. Direção e roteiro: Ivan-Goran Vitez. Elenco: Milivoj Beader, Zlatko Buric, Marko Cindric, Filip Eldan, Frida Jaksic, Darko Janes, Marina Kostelac, Anita Matic Delic.

Extracurricular (filme)
Extracurricular (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo