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Fabian - O Mundo Está Acabando (filme)
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Fabian – O Mundo Está Acabando

Avaliação:
8/10

8/10

Crítica | Ficha técnica

Quando começamos a assistir a Fabian – O Mundo Está Acabando, nos sentimos aturdidos pela profusão de recursos da gramática do cinema que seu diretor Dominik Graf emprega. Plano-sequência, câmera subjetiva, cortes abruptos, uso alternado de diferentes aberturas da câmera, granulados, preto e branco etc. E, ainda, um rock pesado como trilha sonora -anacrônico, mas coerente com o ambiente alucinado na Berlim pré-nazista dos anos 1930. Um exagero maneirista do cineasta? Aparentemente, sim, mas conforme a trama se desenrola descobrimos que esse desfile de técnicas não é gratuito. Pelo contrário, se integra com a narrativa e, por isso, se justifica e merece ser valorizado.

Assim, nos deparamos com uma adaptação nada burocrática do livro “Fabian. Die Geschichte eines Moralisten”, de Erich Kästner, publicado em 1931. Aliás, se chamam Cidadão Kane (Citizen Kane, 1941) de enciclopédico no uso da linguagem do cinema, Fabian – O Mundo Está Acabando merece descrição similar, mas comparando-o mais apropriadamente com um dicionário. Afinal, a variedade de recursos extrapola aquele que Orson Welles usou, até porque muitos surgiram posteriormente, como o uso de telas múltiplas. Adequadamente, Dominik Graf diminui a intensidade desse estilismo conforme a história avança. Mas, nunca permitindo que o espectador relaxe em uma zona de conforto. Tal como comprovam os inesperados tiros que assustam os berlinenses nas ruas em plena luz do dia, somos seguidamente surpreendidos pelo diretor.

Os protagonistas

Além deste aspecto formal, o filme retém o espectador por seus protagonistas. Aqui, o tradicional trio “dois homens e uma mulher” não forma um triângulo amoroso. O protagonista supremo é Jakob Fabian (Tom Schilling), quase um alter-ego do autor da história. Os outros dois não se relacionam autonomamente, apenas através de Fabian. Este é um rapaz de 32 anos que nasceu em Dresden e se mudou a Berlim com aspirações de ser um escritor. Porém, o máximo que consegue é escrever campanhas publicitárias para uma fábrica de cigarros. Até eventualmente ser despedido, juntando-se à multidão de desempregados alemães do pós-guerra e pós-crise econômica mundial.

Stephan Labude (Albrecht Schuch), o melhor amigo de Fabian, é um académico de família rica que aproveita a vida se embriagando em prostíbulos. Porém sua posição política contra o crescente nazismo freará suas lutas ideológicas. Já Cornelia Battenberg (Saskia Rosendahl) é a nova vizinha de Fabian por quem ele se apaixona. Ela trabalha no departamento jurídico de uma empresa cinematográfica. O amor por Fabian existe, mas sua ambição em se tornar atriz compromete o relacionamento, pois ela não dispensa a ajuda de seu chefe e admirador para ingressar na carreira.

Equilíbrio de forças

É interessante como a trama equilibra as forças desses personagens. Curiosamente, o protagonista principal Fabian representa aquele que mais hesita em relação aos seus objetivos na vida. Quer ser escritor, mas não se dedica a sua obra – Stephan e Cornelia precisam sempre incentivá-lo a escrever. Além disso, ele deseja se casar com Cornelia, no entanto, a deixa à mercê do chefe abusivo enquanto dá atenção à mãe que o visita. Por fim, essa relutância será a sua ruína quando mergulha num rio sem saber nadar de fato. Nesse ponto, o desfecho é muito cruel, pois, em seguida, vemos uma imagem de insetos nadando (até eles sabem nadar!) e seu esboço de livro queima ao mesmo tempo que Joseph Goebbels destrói outras obras contrárias ao regime nazista.

Stephan também enfrenta um final trágico. Contudo, ele sofre as consequências de seu idealismo. Sua maior desilusão – a não aprovação de seu trabalho científico – o levou ao desespero. Porém, não sabia ele que a desaprovação era uma represália política dos defensores do nazismo.

Por fim, Cornelia tenta uma tardia redenção. Depois de se submeter ao esquema de exploração sexual na indústria do cinema, busca reconquistar o amor verdadeiro de Fabian. Mesmo que, antes, ela tenha até impedido uma oportunidade de ele se tornar um roteirista, quando fingiu que era de sua autoria o belo texto que ela interpretou no primeiro teste diante das câmeras.

Fabian – O Mundo Está Acabando é um filme rico de detalhes. Com o tempo, mediante várias revisões, possivelmente encontraremos novas conexões que comprovarão o valor desta obra desconcertante.

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Ficha técnica:

Fabian – O Mundo Está Acabando | Fabian oder Der Gang vor die Hunde | 2021 | 176 min | Direção: Dominik Graf | Roteiro: Dominik Graf, Constantin Lieb | Elenco: Tom Schilling, Saskia Rosendahl, Albrecht Schuch, Michael Wittenborn, Petra Kalkutschke, Elmar Gutmann, Aljoscha Stadelmann, Anne Bennent.

Distribuição: Zeta Filmes.

Trailer:
Onde assistir "Fabian":
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