Cartaz em inglês do filme "Fellini, Confidências Revisitadas"
[seo_header]
[seo_footer]

Fellini, Confidências Revisitadas

Avaliação:
7/10

7/10

Crítica | Ficha técnica

Em exibição no 29º É Tudo Verdade (2024), Fellini, Confidências Revisitadas, faz parte da série Aux arts et cætera da France TV. Como o seu título induz, o filme revisita o material que Jean-Christophe Rosé coletou no passado, quando realizou o documentário Mémoire: Federico Fellini, de 1982. Mas vai além e acrescenta novos registros até o falecimento do cineasta italiano.

O formato é clássico. Vida e obra do retratado, em ordem cronológica, começando no nascimento (1920) e se encerramento na morte (1993). No caso de Fellini, a sua vida se mistura com a obra. Não só porque se casou com Giulietta Masina, sua atriz principal de seus primeiros trabalhos, mas ele próprio admite no documentário que fazer filmes dá sentido a sua existência.

Assim, Fellini, Confidências Revisitadas passa por todos os seus filmes, detendo-se, pouco mais, pouco menos, em cada um deles. Muitas vezes, Jean-Christophe Rosé resgata trechos de entrevistas que fez com o diretor italiano em cada época. Dessa forma, consegue confirmar os seus comentários sobre os bastidores e sobre os problemas pessoais de Fellini. Não ficam de fora períodos de depressão e de fracasso comercial.

É um documentário enxuto, que não perde tempo com uma imensidão de depoimentos curtos de pessoas que orbitaram a vida do retratado. Basicamente, traz entrevistas com o próprio Federico Fellini, o que é suficiente para enriquecer esse valioso material.

___________________________________________

Ficha técnica:

Fellini, Confidências Revisitadas | Fellini, Confidences Retrouvées | 2023 | 61 min | França | Direção: Jean-Christophe Rosé.

Anita Ekber dá um pontapé no traseiro de Federico Feliini.
Foto de divulgação do filme "Fellini, Confidências Revisitadas"
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo