A FILMICCA acaba de anunciar as estreias de abril de 2025, com uma seleção bem bacana. São 16 filmes e obras contemporâneas da Coreia do Sul, como O Nosso Mundo, de Yoon Ga-eun, o retorno dos filmes de Carl Theodor Dreyer, incluindo a incontornável obra A Palavra, e filmes canadenses clássicos como Roadkill e a trilogia de Vancouver do diretor Larry Kent, todos restaurados e com a qualidade de sempre.
Cinema sul-coreano contemporâneo
Durante todo o mês de abril, você vai poder conferir quatro longas do cinema da Coreia do Sul.
O primeiro, que chega no dia 4, é Inverno à Luz da Lua, de Lim Dae-hyung, selecionado para o Festival de Busan. A história acompanha Saebom, uma estudante que mora com sua mãe, Yunhee, que, após um divórcio difícil, nunca compartilha seus sentimentos. Quando Saebom encontra uma carta de amor de Hokkaido, no Japão, direcionada para sua mãe, ela começa a investigar o passado misterioso dela. Saebom tenta se aproximar da mãe e cria um plano para encontrar quem enviou a carta, fazendo as duas embarcarem em uma viagem ao Japão.
No dia 11, estreia também O Nosso Mundo, o primeiro longa de Yoon Ga-eun, exibido no Festival de Berlim. O filme conta a história de Sun, uma estudante do ensino fundamental excluída socialmente, apesar de tentar fazer amigos. Quando Jia, uma nova aluna, se junta à turma, elas se tornam grandes amigas, passando o verão juntas. Mas, no novo semestre, a amizade delas enfrenta um teste, já que Sun ainda sofre bullying.
Depois, em 14 de abril, estreia Uma Vida Nova em Folha, apresentado no Festival de Cannes de 2009. A história segue Jin-hee, uma garotinha deixada em um orfanato perto de Seul pelo pai, que nunca mais volta para buscá-la. Ela sonha que o pai vai voltar e levá-la em uma viagem.
Por fim, no dia 25, tem o segundo longa de Yoon Ga-eun, Um Lar para Nós. O filme conta a história de uma garota de uma família problemática que faz amizade com duas meninas mais novas, e acaba se sentindo acolhida enquanto as três se aventuram na praia.
O cinema de Carl Theodor Dreyer
Em abril, a FILMICCA traz de volta quatro filmes de Carl Theodor Dreyer.
Assim, no dia 4 de abril chega A Palavra, que completa 70 anos em 2025. O filme conta a história de Morten e seus três filhos, que têm crenças religiosas diferentes. Quando a esposa de Mikkel, um dos filhos, passa por um parto difícil, as crenças de todos são desafiadas.
No dia 11 de abril, estreia Dias de Ira, que se passa em uma vila dinamarquesa no início de 1600, onde a jovem Anne se sente atraída por Marte, uma mulher acusada de bruxaria. A história mostra a luta de Anne contra as crenças e a intolerância em sua vila.
No dia 18 de abril, estreia O Vampiro, um clássico de horror. O filme é sobre um estudante do ocultismo que encontra fantasmas sobrenaturais em uma vila nos arredores de Paris. Uma história sombria que encanta até hoje muitos fãs.
E, no dia 25 de abril, tem Gertrud, o último filme de Dreyer. Conta a história de uma mulher romântica em busca de um amor idealizado, enfrentando várias decepções ao longo da vida.
Clássicos do cinema canadense
Em abril, você também vai conferir quatro filmes clássicos do Canadá, todos em versões restauradas. O primeiro, Roadkill, estreia no dia 4 de abril. É um clássico do Novo Cinema de Toronto, com uma trilha sonora cheia de talentos locais e uma pegada punk rock.
No dia 11 de abril, estreia Garotas Canibais. É uma paródia de terror dirigida por Ivan Reitman, sobre um casal que vai parar em uma pousada muito estranha e perigosa.
Já no dia 18 de abril, estreia Noite de Hóquei. O filme fala sobre sobre uma jovem garota que decide entrar para o time de hóquei masculino em uma cidade pequena, enfrentando resistência e superando obstáculos.
No dia 25 de abril, chega o excepcional Arcanjo, um filme visionário de Guy Maddin, que mistura melodrama e paródia em uma história de amor obsessiva na cidade russa de Archangel.
A trilogia de Vancouver de Larry Kent
Mas, tem mais cinema canadense. Afinal, a trilogia de Vancouver de Larry Kent também estreia na FILMICCA nesse mês.
No dia 11 de abril, começa com Uma Vida Amarga, um filme que retrata a vida de Des, um jovem cheio de amargura e angústias, que se envolve com um casal problemático e uma festa cheia de violência e traição.
E, no dia 18, é a vez de Doce Substituta, em que Tom, um aspirante a professor, se vê dividido entre seus objetivos e seu desejo de conquistar mulheres, gerando complicações para ele e seus amigos.
Por fim, no dia 25 de abril, a trilogia se encerra com Quando o Amanhã Morre, que segue Gwen, uma dona de casa frustrada que encontra um novo sentido de propósito ao se matricular em um curso universitário, mas acaba lidando com um caos em sua vida familiar.
Batimentos por Mizu
Por fim, completando as estreias do mês, Batimentos por Mizu, um média-metragem japonês da diretora Miki Tomita, estreia no dia 4 de abril. A história é sobre Sumiko, uma estudante universitária que tem a habilidade de captar as batidas por minuto de quase tudo ao seu redor, até que ela conhece um garoto que faz seu próprio coração disparar!
Fica ligado nas estreias e aproveite para curtir esses grandes lançamentos de abril!
Saiba mais sobre a FILMICCA em https://www.filmicca.com.br/.
(fonte: divulgação)