A produção independente brasileira Fora de Cena apresenta uma história robusta, com personagens bem construídos e temas universais. Trata de um trauma do passado que sabota o presente, bem como do sentimento de culpa que assombra.
Na trama, Marcelo (Marcelo Menezes) é um ator frustrado que ressente o abandono do pai ausente, um famoso ator já falecido. Para conseguir sustentar sua casa e os remédios de sua mãe portadora de Alzheimer que mora com ele, Marcelo pratica pequenos golpes com seu melhor amigo Guto (Douglas Silva). Quando finalmente consegue um papel no filme da renomada diretora Tereza (Naruna Costa), ele precisa superar seus problemas (o ressentimento pelo pai e o medo de ser descoberto por causa de seus golpes) para aproveitar a oportunidade.
Análise do filme
O filme conta a história através dos olhos do protagonista. Assim, transpõe para o espectador a mesma confusão entre imaginação e realidade que o personagem enfrenta. Seus atos refletirão as suas fraquezas, e levarão a perder a chance de mudar a sua vida. É uma narrativa com mensagem evidente, que remete ao que trazia a série Além da Imaginação (The Twilight Zone, 1959-1964), de Rod Serling. A comparação é elogiosa, e a curta duração do filme se adequa a esse modelo. Mas, faltou uma conclusão com um tom mais impactante, aproveitando ao máximo o potencial dramático da descoberta da besteira que o personagem fez.
Por outro lado, como ponto forte, além do enredo, Fora de Cena traz interpretações excelentes de todos os atores. Em especial, do protagonista Marcelo Menezes, e dos coadjuvantes Douglas Silva e Naruna Costa, todos os três atores já experientes.
Estreando em longa-metragem, o diretor paranaense João Gabriel Kowalski filma com personalidade. Emprega planos longos, em câmera fixa ou em movimento (acompanhando os personagens). O ritmo é fluído, sem exageros, e a percepção que fica é de naturalidade. Contudo, a textura da imagem, ausente de granulação, deixa o filme com característica de filme digital, e consequentemente, o aproxima do independente quase amador (o que claramente não é). Nesse quesito, um ajuste na pós-produção poderia resolver esse detalhe.
Em suma, Fora de Cena representa um trabalho de um estreante que realizou uma direção com personalidade em cima de um roteiro consistente.
___________________________________________
Ficha técnica:
Fora de Cena | 2021 | 79 min | Brasil |Direção: João Gabriel Kowalski | Roteiro: João Gabriel Kowalski, Gustavo Gerard | Elenco: Marcelo Menezes, Douglas Silva, Hugo Bonemer, Naruna Costa, Gabi Spaciari, Lu Anastácio.
Distribuição: Elo Company.