Força Bruta: Sem Saída já é o terceiro filme com o detetive brutamontes Ma Seok-do, vivido pelo astro Ma Dong-seok. O primeiro longa é de 2017, mas foi o sucesso do segundo que engatilhou uma sequência de lançamentos. O quarto já foi chegou aos cinemas em outros países e se chama Força Bruta: Condenação (2024).
Em Força Bruta: Sem Saída, Ma Seok-do investiga um bandido que desviou drogas que pertenciam à Yakuza. A partir dessa premissa, a movimentada trama envereda por policiais envolvidos no crime, uma traficante de luxo e capangas de elite enviados pelo líder mafioso japonês. Dessa forma, cria brechas para as várias cenas de ação, quase todas seguindo o fantasioso detalhe de ninguém usar armas de fogo – macete necessário para preservar o uso da força física do protagonista grandalhão.
Novamente, Ma Seok-do (chamado de Don Lee na distribuição no mercado norte-americano) se desvia habilmente de golpes como um exímio boxeador e desfere socos tão potentes que deixam o oponente desacordado com um só golpe. Na sua primeira aparição, entra novamente na trilha musical um rockão que aumenta ainda mais esse tom sobre-humano do herói do filme. É o que a produção tem de melhor para oferecer, pois fica evidente que as lutas que incluem o carismático Ma Dong-seok , em seu estilo deadpan (ele faz graça e briga sem mudar sua expressão sisuda), são infinitamente mais emocionantes que as demais. E os confrontos ficam ainda melhor nos combates um a um.
Sutis diferenças
Desta vez, humanizando pelo menos o mínimo, Ma Seok-do apanha bastante. Ao ser atropelado, por exemplo, fica impossibilitado de continuar a perseguir o bandido, que foge. E a violência está menor. O herói luta na base da porrada, porém, seus socos não tiram sangue dos oponentes. Isso fica na conta dos bandidos, mas o filme toma o cuidado de mostrar a ação do agressor sem revelar o efeito na vítima. A cena mais dura está na abertura, depois fica mais leve.
Enfim, a proposta de Força Bruta: Sem Saída segue a mesma: pancadaria pura em meio a uma trama policial, com pitadas de humor e violência. O diretor é o mesmo do filme anterior, Lee Sang-yong, mas na verdade o que importa mesmo nessa franquia é a presença do astro Ma Dong-seok. Cabe à direção apenas ser competente o suficiente para aproveitar a coreografia das lutas muito bem encenadas.
___________________________________________
Ficha técnica:
Força Bruta: Sem Saída | Beomjoidosi 3 / The Roundup: No Way Out | 2023 | 105 min | Coréia do Sul | Direção: Lee Sang-yong | Roteiro: Kim Min-Sung | Elenco: Ma Dong-seok, Lee Jun-hyuk, Aoki Munetaka, Kim Min-jae, Jang I-soo, Ko Kyu-pil, Kim Yang-ho.
Distribuição: Sato Company.