Glass Onion (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Glass Onion: Um Mistério Knives Out

Avaliação:
6/10

6/10

Crítica | Ficha técnica

Glass Onion: Um Mistério Knives Out (Glass Onion: A Knives Out Mystery) dá sequência a Entre Facas e Segredos (Knives Out, 2019), a tentativa do cineasta Rian Johnson de repaginar o whodunit que Agatha Christie popularizou em seus best sellers. A fórmula do gênero ganhou pitadas cômicas nos filmes de Rian Johnson, começando pelo debochado detetive Benoit Blanc, interpretado inusitadamente por Daniel Craig com forte sotaque e características simplórias.

Novamente, os demais personagens, os suspeitos, também são caricatos. Desta vez, com uma intenção crítica em relação à sociedade atual. Para começar, o anfitrião é Miles Bron (Edward Norton, impagável no papel), uma alusão a Elon Musk, exaltando o espírito disruptivo que levou ele e seus seletos convidados ao sucesso. Dois deles são vazias celebridades das redes sociais, Birdie Jay (Kate Hudson) e Duke Cody (Dave Bautista). Além deles, estão no grupo a governadora Claire Debella (Kathryn Hahn) e o gênio da tecnologia Lionel Toussaint (Leslie Odom Jr.). Por fim, completa o time a ex-sócia de Bron, Andi Brand (Janelle Monáe). Benoit Blanc chega à exclusiva ilha onde acontece a reunião misteriosamente, pois não foi Miles Bron que o convidou.

O roteiro derrapa ao posicionar a trama em maio de 2020, no auge da pandemia da Covid-19. Com isso, perde tempo com referências ao lockdown, incluindo o uso de máscaras e uma inovadora vacina, que no fundo são irrelevantes para a narrativa. Mas acerta ao apostar em iniciar o mistério com um convite em formato de uma caixa que precisa ser desvendada como um jogo de enigmas. Uma das boas piadas nessa sequência traz a mãe de Duke Cody conseguindo solucionar as pistas antes de todos.

Perspectivas

Quando todos se reúnem na isolada ilha grega, o filme desenvolve o enredo sob uma perspectiva objetiva. Após colocar todos os detalhes na tela, revelando que todos teriam motivos para matar o anfitrião, revemos tudo o que aconteceu já na visão elucidativa do detetive Benoit Blanc. Nesse ponto, pode ser frustrante para alguns espectadores a revelação de que ele possuía informações adicionais, pois iniciou suas investigações antes da viagem para a ilha. Ou seja, ele estava à frente e estava em posição privilegiada no exercício de desvendar os possíveis crimes.

Mas, a trama é bem bolada, e isso prende a atenção do público nessa parte da explicação do que aconteceu. Por outro lado, Rian Johnson insiste em exibir recorrentemente algumas ideias que ele acha brilhante. Por exemplo, o olhar de Mona Lisa da personagem de Janelle Monáe em close para enfatizar o seu ar misterioso. No entanto, o que soa mesmo muito fraco é o desfecho quase infantil (usando o termo que o próprio Miles Bron usa) do incêndio que destrói tudo. Para um enredo tão interessante, Glass Onion: Um Mistério Knives Out merecia uma conclusão mais criativa.

___________________________________________

Ficha técnica:

Glass Onion: Um Mistério Knives Out | Glass Onion: A Knives Out Mystery | 2022 | 140 min | EUA | Direção e roteiro: Rian Johnson | Elenco: Daniel Craig, Edward Norton, Janelle Monáe, Kathryn Hahn, Leslie Odom Jr., Jessica Henwick, Madelyn Cline, Kate Hudson, Dave Bautista, Angela Lansbury, Ethan Hawke, Hugh Grant, Stephen Sondheim.

Onde assistir:
Glass Onion (filme)
Glass Onion (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo