Em Gran Turismo, o diretor Neill Blomkamp não precisa criar trechos de mockumentary para despertar o interesse do espectador, como fez em Distrito 9 (District 9, 2009), ainda o seu melhor filme. Afinal, esse seu novo longa se baseia em eventos reais. Nele, um executivo da Nissan, Danny Moore (Orlando Bloom), propõe promover um concurso entre jogadores do game Gran Turismo. O vencedor ganhará como prêmio a chance de disputar uma corrida de verdade como piloto.
O roteiro espertamente se estrutura como um game. Ou seja, divide-o em fases, cada uma mais difícil que a anterior. Posto isso, acompanhamos a trajetória do galês Jann Mardenborough (Archie Madekwe), um jovem desacreditado por seu irmão e pelo seu pai (Djimon Hounsou) porque só fica em frente do computador ao invés de jogar futebol como eles. Mas Jann é um dos melhores jogadores de Gran Turismo do mundo. E, por isso, recebe um convite para participar do concurso lançado por Danny Moore. Assim, os participantes convidados se reúnem para receberem treinamento prático com o ex-piloto e agora mecânico Jack Salter (David Harbour). É uma fase eliminatória, e somente o melhor será selecionado.
Em seguida, por conta das regras da federação automobilística, o selecionado precisa conseguir pelo menos uma 4ª posição nas próximas corridas já profissionais. Por fim, o desafio é vencer os preconceitos e provar que um gamer pode se tornar um verdadeiro piloto. O clímax acontece na tradicional corrida de 24 Horas de Le Mans.
Roteiro e direção
Apesar de ser baseado em fatos, o enredo de Gran Turismo consegue surpreender. Até porque poucas pessoas conhecem Jann Mardenborough e sua incrível história. Por outro lado, mesmo que o filme não se aprofunde muito no protagonista, sua construção é suficiente para fazer o público torcer por ele. Para reforçar isso, no circuito profissional ele logo encontra um adversário que joga sujo na pista, Nicholas Capa (Josha Stradowski), que incorpora o papel de vilão da história.
A direção de Neill Blomkamp é competente, podendo ser enaltecida pelo ritmo ágil nas montagens, obtida sem exagerar demais nos planos curtos. Com isso, as sequências de corridas funcionam muito bem, compreende-se sem problemas o que está acontecendo. E ainda ganha pontos por, em alguns momentos, aproximar a experiência do game com a do espectador. Por exemplo, em Le Mans, quando o piloto precisa dirigir à noite e sob neblina.
O público comum tem grande chance de gostar do filme. Já o jogador de Gran Turismo vai adorar.
___________________________________________
Ficha técnica:
Gran Turismo – De Jogador a Corredor | Gran Turismo | 2023 | 135 min | EUA, Japão | Direção: Neill Blomkamp | Roteiro: Jason Hall, Zach Baylin | Elenco: David Harbour, Orlando Bloom, Archie Madekwe, Takehiro Hira, Darren Barnet, Geri Horner, Djimon Hounsou, Josha Stradowski, Daniel Puig, Maeve Courtier-Lilley.
Distribuição: Sony Pictures.
Trailer aqui.