Gushing Prayer, também conhecido com o subtítulo “A 15-Year-Old Prostitute” é um exemplar da pinku eiga (“filme rosa”). Em outras palavras, um filme de baixo orçamento com cenas de sexo, pouco mais de uma hora de duração, e rodado em 16mm ou 35mm. Adicionalmente, esses filmes possuem uma trama frouxa, como é o caso dessa produção independente da Kokuei.
A estória acompanha quatro adolescente que praticam muito sexo, como parte de suas experimentações para descobrir por que ele é tão insatisfatório e, até mesmo a insensibilidade que eles sentem quando transam. Então, Yasuko, de quinze anos, que está grávida de outro amigo do grupo, diz que fez sexo com o professor dela. Além disso, ela afirma que sentiu alguma coisa no ato justamente por ter se prostituído. Então, eles a forçam a se prostituir para comprovar esse fato.
Assim, Gushing Prayer se concentra nessas experiências, em paralelo com diálogos que só abordam o assunto do sexo. Apesar disso, no clímax o que se sobressai é o drama de Yasuko, que repetidas vezes durante o filme menciona o suicídio. Inclusive, ela menciona o termo “duplo suicídio”, tema muito frequente no cinema japonês. Por exemplo, em Duplo Suicídio Forçado: Verão Japonês (1967), de Nagisa Oshima.
Na verdade, na conclusão do filme se encontra a melhor solução dramática de Gushing Prayer, com duas mortes simultâneas. Afinal, elas podem inspirar algumas interpretações interessantes para o papel dos homens na vida de Yasuko, e no restante de sua vida. Contudo, o restante do filme leva de uma cena de sexo a outra, regadas a muita falação com teorias imaturas sobre o sexo. Aliás, vale dizer que não há nada explícito até a nudez é pouca, e isso era típico do pinku eiga.
Como resultado, Gushing Prayer serve apenas para conhecer esse subgênero muito prolífico do cinema do Japão.
___________________________________________
Ficha técnica:
Gushing Prayer (Funshutsu kigan – 15-sai no baishunfu) 1971. Japão. 72 min. Direção e roteiro: Masao Adachi. Elenco: Aki Sasaki, Hiroshi Saitô, Makiko Kim, Yuji Shigenori Noda.