Histórias de Amor (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Histórias de Amor

Avaliação:
7.5/10

7.5/10

Crítica | Ficha técnica

Histórias de Amor (Liberal Arts) é o segundo longa que Josh Radnor escreve e dirige, além de viver o protagonista. O primeiro foi a dramédia romântica Tudo Acontece em Nova York (Happythankyoumoreplease, 2010). Como ator, ele ficou famoso com a série How I Met Your Mother (2005-2014).

Ainda dentro dos gêneros drama, comédia e romance, Josh Radnor expressa em Histórias de Amor a insegurança de quem está na casa dos 30 e se questiona sobre sua maturidade adulta. Mas, seu personagem, Jesse Fisher, 35 anos, não é infantilizado como algumas comédias americanas costumam caracterizar esse tipo de pessoa. O fato de ele não agir como adulto reside no fato de ele ser demasiadamente idealista. Cultiva ainda alguns sonhos da juventude, e valoriza demais algumas questões. Ou seja, Jesse tem o coração mole, como lhe diz a ex-professora (Allison Janney) logo após fazer sexo com ele.  

Por conta dessa característica, Jesse puxa o freio no promissor relacionamento com Zibby (Elizabeth Olsen), dezesseis anos mais nova que ele. O motivo reflete bem a idealização exagerada com a qual ele percebe as coisas. Com isso, percebemos que não estamos diante de uma história romântica padrão. Afinal, Jesse toma sempre atitudes diferentes do esperado. Além disso, vemos apenas o ponto de vista dele, e nunca o contraponto dela em paralelo, como costuma acontecer no gênero.

Devido à sua tendência de idealizar as coisas, Jesse venera a professora, quando devia apenas ter a consciência de que adorava mesmo as aulas e não a pessoa que lecionava. Através de outra personagem, Ana (Elizabeth Reaser), o filme ainda reforça a necessidade de se conectar com a vida. No caso, Ana diz que adora tanto ler livros sobre a vida, que acabou por deixar de vivê-la.

Life happens

Até a parte final, Jesse continua atrás dos sonhos e ideais de sua juventude. Por isso, se sente tão feliz em pisar novamente no campus da faculdade onde estudou. E ainda mais conectado com o ambiente por vislumbrar um relacionamento com a estudante Zibby. Mas, conforme o filme avança, o personagem aprende, aos trancos e barrancos, que precisa amadurecer. Como em muitas produções americanas, os sonhos da juventude acabam deixados de lado, porque “a vida acontece”.

Histórias de Amor, com seus diálogos astutos e personagens simpáticos que agem de forma não esperada, é um filme gostoso de se assistir. Inteligente, levanta questões interessantes que nos fazem refletir sobre a vida. Parece até um Woody Allen sob efeito de calmantes.

___________________________________________

Ficha técnica:

Histórias de Amor | Liberal Arts | 2012 | 97 min | Direção e roteiro: Josh Radnor | Elenco: Josh Radnor, Elizabeth Olsen, Zac Efron, Elizabeth Reaser, Richard Jenkins, Allison Janney, John Magaro, Kate Burton.

Onde assistir:
Histórias de Amor (filme)
Histórias de Amor (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo