Infiesto (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Infiesto

Avaliação:
4/10

4/10

Crítica | Ficha técnica

A novidade do filme policial espanhol Infiesto se resume a relacionar seu enredo com o início da pandemia de Covid-19. Na trama, uma seita sacrifica pessoas acreditando que o fim do mundo se aproxima. Assim, a investigação acontece durante os primeiros dias de confinamento, quando a situação extraordinária deixava todos em estado de pânico.

Fora isso, Infiesto segue as fórmulas do gênero. O que é compreensível se levarmos em conta que o seu diretor, Patxi Amexcua, trabalha mais como roteirista, inclusive sendo o criador das séries Operação Maré Negra (Operación Marea Negra, 2022-2023) e Desaparecidos (2020). Sua última direção de longa-metragem foi em Sétimo (Séptimo, 2013), no qual contou com o ator argentino Ricardo Darín como protagonista.

Um thriller sem mistérios

Em Infiesto, o inspetor Samuel Garcia (Isak Férriz) e a sub-inspetora Marta Castro (Iria del Río), trabalham no caso de uma moça que foi encontrada perdida na estrada após passar dias no cativeiro. O enredo não explica como ela escapou, e simplifica também no passo-a-passo das investigações. Dessa forma, a primeira pista já leva ao culpado pelo cárcere da moça, mas ele é apenas uma peça do esquema que vem causando o desaparecimento de várias pessoas em diversos locais. Não há surpresas no desenrolar da trama, como se Amezcua não tivesse nenhuma preocupação em ser original. O boneco de palha na porta do cárcere já entrega que o crime tem origem numa seita. Só resta, então, desvendar do que se trata esse culto.

O enredo não tem surpresas, mas cumpre o manual. Enquanto acontecem as investigações, conhecemos em paralelo, em doses iguais, um pouco da vida privada dos policiais. Samuel enfrenta o alcoolismo e os consequentes problemas com sua esposa, e desconta sua fragilidade emocional na impetuosidade no trabalho. Por isso, em certo momento, tortura e fere um dos suspeitos. Já Marta sofre com o agravamento dos sintomas da Covid-19 em seu marido. Mas, até isso deixa o filme muito próximo de um capítulo de série criminal procedural, aquelas em que cada capítulo traz um caso novo para os protagonistas. No entanto, não aguenta um escrutínio mais apurado em relação aos detalhes.

Em suma, é um mero passatempo.  

___________________________________________

Ficha técnica:

Infiesto | 2023 | 97 min | Espanha | Direção e roteiro: Patxi Amezcua | Elenco: Isak Férriz, Iria del Río, Juan Fernández, Ismael Fritschi, Ana Villa, María Mera.

Distribuição: Netflix.

Onde assistir:
Infiesto (filme)
Infiesto (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo