Pesquisar
Close this search box.
Infiltrado (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Infiltrado

Avaliação:
8/10

8/10

Crítica | Ficha técnica

Infiltrado traz um Guy Ritchie mais maduro, que não apela para o estilo modernoso que marcou sua filmografia. E que estava presente em seu último filme, Magnatas do Crime.

O prólogo já indica essa intenção. O Guy Ritchie de sempre traria uma sequência montada com inúmeros planos curtos e movimentos acrobáticos. Pelo contrário, o que vemos é um plano longo com a câmera fixa captando a ação que acontece de dentro de um carro-forte. A sensação é propositalmente claustrofóbica, e transmite a sensação dos dois seguranças que são vítimas de um assalto bem planejado.

A trama

Algum tempo depois, Harry, ou simplesmente H, começa a trabalhar nessa empresa de transporte de valores. Certo dia, tentam assaltar o carro-forte em que ele está e, para salvar seus colegas, ele revela sua destreza e seu sangue-frio e mata os ladrões. Por um lado, ganha a fama de herói na empresa, mas também desperta suspeitas. Aliás, com razão, pois ele é um perigoso bandido em busca de vingança, como o filme logo revela.

Revelações

Na metade de Infiltrado, descobrimos quem é o misterioso H. Com essa finalidade, o filme interrompe a narrativa linear e volta alguns meses no tempo para retomar os acontecimentos anteriores ao assalto do prólogo. Dessa forma, compreendemos o motivo da sede de vingança do protagonista. Então, após o incidente, ele e seu bando varrem o lado obscuro de Los Angeles em busca dos responsáveis pela sua perda.

Em paralelo, surge na história um grupo de ex-soldados americanos que retornam do Afeganistão e ficam entediados com a vida civil. Por isso, resolvem praticar alguns pequenos roubos. Logo, arriscam cada vez mais em assaltos de valores maiores. Por fim, a ganância transforma um deles num violento assassino.

Assim, acompanhamos a evolução dessas duas linhas do enredo, até convergirem nos assaltos à empresa de segurança onde H trabalha. Lá dentro, os ex-militares assaltantes possuem uma pessoa infiltrada que facilita seus golpes. Por fim, tudo culmina no dia do Black Friday, quando os cofres da empresa estarão abarrotados de dinheiro.

Sem pressa

Infiltrado trabalha essa trama e seus vários personagens sem pressa. Dessa forma, evita o superficialismo de outros filmes que possuem um justiceiro como protagonista. Apesar de H não fugir do estereótipo do vingador calado, impiedoso e letal, ele convence como o mártir furioso do filme. Aliás, mesmo sendo um chefão do crime, o espectador sente empatia por ele, pois na tela não vemos seu lado desonesto. Pelo contrário, ele até destrói uma rede de exploração de adolescentes.

Ao mesmo tempo, a variada gama de personagens contribui para que a trama não pareça vazia. E, coloca todos numa posição dúbia. Entre os colegas da empresa de segurança, há os antipáticos e os simpáticos, mas um deles é o traidor infiltrado que ajuda os assaltantes. Já os bandidos da gangue de H agem no filme como braços do justiceiro líder, sendo violentos com os demais bandidos da cidade. Por fim, os fuzileiros americanos, geralmente enaltecidos nos filmes made in USA, aqui são ladrões. Ademais, há um soldado dentro deles que é ainda pior, pois se deixa levar pela ganância e desobedece ao militar hierarquicamente superior.  

Elenco

Em Infiltrado, Guy Ritchie volta a trabalhar com Jason Statham, a quem dirigiu em Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes (1998) e Snatch: Porcos e Diamantes (2000). Os dois ingleses se reencontram depois do sucesso que ambos obtiveram em suas carreiras. Aqui, o resultado é bom não só pela antiga parceria, mas também porque Statham possui a intensidade e a introversão que o papel de H exige.

Além de Statham, Infiltrado traz também outros nomes conhecidos, como os de Josh Hartnett, Scott Eastwood, e Andy Garcia, entre outros.

Por falar em Eastwood, pode-se dizer que Infiltrado apresenta um Guy Ritchie mais próximo do eficiente Clint Eastwood do que do frenético Martin Scorsese. Dessa forma, se adequa melhor a esta refilmagem do policial francês Assalto ao Carro Forte (Le Convoyeur, 2004), dirigido por Nicolas Boukhrief. Como resultado, realiza um filme coeso e forte, sem distrações, e ainda visceral como sempre.

___________________________________________

Ficha técnica:

Infiltrado | Wrath of Man | 2021 | Reino Unido, EUA | 1h59min | Direção: Guy Ritchie | Roteiro: Guy Ritchie, Ivan Atkinson, Marn Davies | Elenco: Jason Statham, Holt McCallany, Rocci Williams, Josh Hartnett, Jeffrey Donovan, Scott Eastwood, Andy Garcia, Deobia Oparei, Laz Alonso, Chris Reilly, Eddie Marsan, Niamh Algar, Post Malone.

Distribuição: Imagem Filmes.

Onde assistir:
Infiltrado (filme)
Infiltrado (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo