Em Inovar é um Parto, a jornalista e cineasta Patricia Travassos reúne duas das principais vertentes do seu trabalho: o empreendedorismo e a inovação. Com produção da Prosa Press, o filme estreia dia 19 de novembro de 2022 na Globonews. Aliás, justamente no Dia do Empreendedorismo Feminino.
O documentário apresenta empreendedoras que fundaram startups e estão fazendo a diferença para a sociedade. Elas criaram plataformas digitais contra a insegurança alimentar, a violência doméstica, a pobreza menstrual e o preconceito racial. Além disso, suas soluções buscam ainda a inclusão digital, a saúde mental e a representatividade, junto com o foco na sexualidade e no prazer feminino.
“Quando eu abri a minha empresa para criar conteúdo independente, o primeiro tema no qual eu mergulhei foi o fenômeno das mães empreendedoras. A pesquisa virou uma série especial para as TVs Globo e Globonews e, depois, um livro (“Minha Mãe é um Negócio” / Editora Saraiva). Um projeto foi puxando outro e, ao longo desses 10 anos de história, a gente percebeu que as novas tecnologias estavam transformando o nosso jeito de viver. Foi quando nós adotamos a inovação como o Norte das nossas histórias, explica Patricia.
O filme surge para investigar o porquê de uma discrepância real do Brasil: as mulheres são maioria entre os empreendedores de novos negócios no país, mas quando o assunto é a nova economia e os negócios de base tecnológica, menos de 5% das startups têm uma mulher entre os fundadores.
Startups aliadas aos negócios femininos
Desde a publicação de seu livro, quase dez anos atrás, a diretora mantém contato com algumas das mulheres que se tornaram grandes lideranças em comunidades de empreendedorismo. “Acompanhei, por exemplo, o crescimento da B2Mamy que hoje conecta uma rede de 50 mil mulheres lideradas pela Dani Junco. Também venho desenvolvendo contato com outros hubs de inovação como o Sebrae e a ABStartups… E toda essa rede é muito receptiva a novas ideias. Então, quando propus fazer um documentário que retratasse histórias de mulheres que usam a tecnologia, todos ofereceram ajuda e uma lista enorme de empreendedoras incríveis.”
Ao encontrar diversas mulheres empreendedoras, cujo trabalho e criações têm enorme importância social, a cineasta decidiu fazer um recorte para o documentário. Assim, optou por retratar startups de impacto que entendem a tecnologia como grande aliada dos negócios femininos como ferramenta para escalar propósitos capazes de melhorar o mundo onde vivemos.
“Podemos mostrar realidade aumentada, inteligências artificiais, grandes tendências em bits e bytes, mas a grande tecnologia aqui é social. A tecnologia mais surpreendente que o filme mostra é a própria mulher”, completa.
Ao reunir os desafios, a força e a capacidade de sonhar das personagens, Inovar é um Parto mostra um empreendedorismo feminino ativista, que exige transformações profundas. “Seja para empreender ou para atravessar o Atlântico, para realizarmos uma travessia, é preciso mergulhar de cabeça, acreditar no objetivo que queremos alcançar, mesmo que precisemos desviar o caminho e dar passos para trás até conseguir avançar. Pode parecer uma tarefa solitária, mas quando nos conectamos em redes, a experiência fica no mínimo mais prazerosa e motivadora. Foi lindo perceber que eu também, como empreendedora, faço parte dessa comunidade formada por mulheres que me inspiram e me emocionam tanto”, conclui Patricia.
(fonte: press release)
Sinopse:
O documentário “Inovar é um parto”, dirigido por Patricia Travassos, reúne empreendedoras que fundaram startups e conseguiram escalar propósito. São plataformas digitais que combatem a insegurança alimentar, a violência doméstica, a pobreza menstrual e o preconceito racial. As soluções que elas criaram buscam ainda a inclusão digital, a saúde mental e a representatividade, além de focar na sexualidade e no prazer feminino.
___________________________________________
Ficha técnica:
Inovar é um Parto | 2022 | Brasil | Direção: Patricia Travassos.