Poster do filme "Intruso"
[seo_header]
[seo_footer]

Intruso

Avaliação:
7,5/10

7,5/10

Crítica | Ficha técnica

Em Intruso (Foe), Garth Davis tira o máximo proveito de Saoirse Ronan e Paul Mescal, dupla de atores que está na crista da onda no momento. O diretor australiano, de Lion (2016) e Maria Madalena (2018), estreia na ficção-científica, mas o drama de relacionamento representa o cerne do enredo.

A premissa sci-fi, no entanto, merece atenção por ser devastadora. O filme prevê que, em 2065, ou seja, daqui a apenas quarenta e poucos anos, água potável e terra habitável se tornarão escassos. Diante de um planeta superpopulado, estações espaciais podem ser a nova moradia dos humanos. Enquanto isso, a maior revolução tecnológica é o substituto humano, réplicas biológicas com inteligência artificial capazes de ter consciência.

A convocação

Não apenas essa proposta desoladora leva ao clima triste de Intruso. Num cenário rural árido, sem chuva e com frequentes tempestades de areia, o casal Henrietta (Saoirse Ronan) e Junior (Paul Mescal) vive uma relação desgastada. Mal se falam, quem dirá uma troca de afetos ou uma relação sexual. Então, entra na história Terrance (Aaron Pierre), que informa que Junior foi convocado para ir para uma estação espacial chamada Outermore. Só ele, sem sua esposa. Mas, para que Henrietta não se sinta solitária, um substituto biológico ficará no lugar de Junior. E Terrance é o responsável pela captação de todas as informações necessárias para moldar a réplica com as mesmas características de Junior, inclusive as comportamentais.

Essa intervenção indesejada serve para que Henrietta e Junior externalizem todas as frustrações sufocadas. Os confrontos se tornam dilacerantes – e justificam a escalação desses dois jovens atores extremamente talentosos. Terrance faz perguntas muito íntimas e parece não se incomodar com as reações explosivas que recebe. A sinceridade traz sofrimento, mas também aproxima o casal, que volta a transar.

O diretor Garth Davis constrói esse ambiente com diversos elementos. O ambiente interno, de uma velha casa no campo, replica os tons marrons do deserto ao redor. Para demonstrar o calor insuportável, além do vermelho que integra a paleta de cores, há o evidente suor no rosto dos protagonistas. Compõe a mise-en-scène os diálogos que comentam sobre a temperatura, o pedido por água e o rádio presente em várias cenas.

De forma menos evidente, a relação fria de Junior sufoca sua esposa, a quem ele chama de Hen. Como no bom cinema nada está no filme por acaso, esse apelido pode ser traduzido por galinha (“hen”), e Junior trabalha justamente numa granja. Para reforçar essa ideia de que ele está matando a mulher, em uma das refeições vemos um frango como prato principal. Provavelmente, esse seria o destino trágico de Henrietta, se não fosse a convocação do marido. E tudo se encaixará com a revelação surpresa no final.

O final surpresa (spoilers adiante)

Vamos entregar alguns spoilers para comentarmos a conclusão surpreendente, muito bem amarrada com o restante da história. E que leva a uma interpretação pessimista que se alinha com o discurso do filme desde seu início.

Assim, o que acompanhamos foi a interação de Hen com o substituto de Junior. Por isso, logo no início, depois da visita de Terrance, ela não quer que o marido durma na mesma cama que ela. O substituto tinha acabado de chegar, e Hen ainda não estava confortável de dormir com ele. Na perspectiva desse substituto, ele e a esposa estão ainda na fase de coleta de informações para criação da réplica. Daí ele encontrar gravações em áudio de entrevistas conduzidas por Terrance. Pelo mesmo motivo, ele observa as conversas de Hen com o agente, até imaginando que os dois podem ter um caso.

As peças se encaixam nesse roteiro elaborado com esmero. E Intruso deixa uma assustadora constatação, a de que o substituto é capaz de amar e ser amado, acima de tudo, de sair do marasmo e buscar uma solução, ainda que tenha que passar por dolorosos confrontos. Já o Junior verdadeiro volta como era antes, frio e distante. Então, se é que podemos chamar de final feliz, Hen encontra sua solução para buscar a felicidade, deixando o marido com uma réplica dela. Se a relação de Junior com a substituta repetir o resultado que Hen vivenciou, a troca será benéfica para o marido. Portanto, não é só lá fora, na Terra devastada, que não tem mais nada; o vazio também está dentro dos seres humanos. E, nesse futuro próximo, a humanidade precisará de uma moradia artificial, as estações espaciais, bem como substitutos clonados como companheiros.

___________________________________________

Ficha técnica:

Intruso | Foe | 2023 | 110 min | EUA, Austrália, Reino Unido | Direção: Garth Davis | Roteiro: Garth Davis, Iain Reid | Elenco: Saoirse Ronan, Paul Mescal, Aaron Pierre.

Onde assistir:
Homem beija braço da esposa deitada na cama.
Cena de "Intruso"
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo