Lamentável essa sequência do megassucesso Invasão Zumbi (Busanhaeng, 2016). Embora o diretor, Sang-ho Yeon, seja o mesmo, Invasão Zumbi 2: Península perde o rumo com sua história sobre distopia.
Quatro anos após os eventos do primeiro filme, os zumbis já dominaram a maior parte das cidades da península coreana. Aqueles que conseguem sair para outro país são considerados sortudos. Porém, o ex-soldado Jung Seok (Gang Dong-won) recebe a missão de retornar do exterior. Então, encontra grupos bem armados que aprenderam a se proteger dos zumbis. Entre os sobreviventes desprezíveis, encontra pessoas que merecem ser salvas.
A ação se restringe nessa tentativa de Jung Seok de salvar essas pessoas, levando-as até o porto, onde serão resgatadas. Mas isso acontece lentamente, e só na parte final a fuga acontece para valer. Até lá, muitas cenas paralelas servem mais para mostrar como ficou caótica a vida a partir da invasão dos zumbis. A impressão que fica é que os realizadores se deixaram levar pela intenção de entrar no tema do futuro distópico e se esqueceram de desenvolver uma narrativa forte.
Nesse processo, há muita ênfase em revelar que as pessoas, em condições extremas, só pensam em si mesmas. A prioridade é sobreviver a qualquer custo. Em outras palavras, vale o cada um por si.
Menos zumbis
Até mesmo os zumbis perdem terreno neste segundo filme. Aparecem pouco, e com menos intensidade e em quantidade reduzida. Pelo jeito, o orçamento gastou demais no cenário de devastação, e sobrou pouco para caprichar nos monstros e nos efeitos de computação gráfica. As cenas de ação, por isso, são bem menos impactantes do que no filme original.
Para piorar, não há mais nenhum dos personagens do primeiro filme, nem mesmo as duas sobreviventes. No lugar deles, entram novos protagonistas, mas nenhum deles possuem o poder de conquistar a empatia do público. Nessa terra devastada, predominam pessoas desprezíveis. Invasão Zumbi: Península dá a sensação de ficar estática, descrevendo o cenário, enquanto o primeiro filme acontecia num trem de alta velocidade. Esta sequência, se muito, anda no ritmo de um ônibus de linha, no trânsito e com várias paradas.
___________________________________________
Ficha técnica:
Invasão Zumbi 2: Península | Busanhaeng 2: Bando | 2019 | Coreia do Sul | 116 min. | Direção: Sang-ho Yeon | Roteiro: Sang-ho Yeon, Ryu Yong-jae | Elenco: Gang Dong-won, Lee Jung-hyun, Lee Re, Min-Jae Kim . Distribuição: Paris Filmes.