Poster do filme "Invasores"
[seo_header]
[seo_footer]

Invasores

Avaliação:
6,5/10

6,5/10

Crítica | Ficha técnica

Invasores (2007) é a terceira e mais fraca adaptação para o cinema do livro “The Body Snatchers” de Jack Finney. Não que seja um filme ruim, mas os outros dois – Vampiros de Almas (Invasion of the Body Snatchers, 1956), de Don Siegel, e Invasores de Corpos (Invasion of the Body Snatchers, 1978), de Philip Kaufman – exploram maravilhosamente todo o suspense e terror dessa surpreendente história de ficção-científica.

No enredo, um vírus alienígena vai infectando gradativamente a população. No início, os casos são isolados, mas chama a atenção que algumas pessoas comecem a agir estranhamente, como se não fossem mais as mesmas. Uma das que percebem esse fenômeno é uma paciente da protagonista, a psicóloga Carol (Nicole Kidman) – quem interpreta essa personagem secundária é Veronica Cartwright, atriz da adaptação de 1978, aqui em participação especial.

A trama acompanha Carol, que corre para salvar seu filho que foi passar uns dias na casa do pai dele, e ex-marido dela. Acontece que esse homem está contaminado e, por causa de seu cargo importante na área de saúde, se torna um porta-voz dos alienígenas. Quem ajuda Carol é o namorado dela, o médico Ben (Daniel Craig).

A distorcida utopia de um mundo em paz

Nesta versão, chama a atenção a ironia das intenções dos extraterrestres. Conforme eles próprios argumentam, se conseguirem dominar todos os terráqueos, haverá apenas uma forma de pensar. Portanto, não existirão mais crimes, nem guerras. Contudo, essa ideia fica meio que abandonada, soterrada pelo forçado final feliz, com base numa vacina que não só evitaria novas contaminações como ainda curaria todos os que já estão infectados. Na verdade, um desfecho distópico, com o êxito da missão alienígena, se encaixaria bem melhor com a proposta de um planeta em paz.

Outra questão que se torna central para a dramaticidade da trama é que o processo de mutação só se inicia quando a pessoa infectada dorme. Daí vem a luta constante da protagonista para evitar que durma, o que explica o flash forward da introdução. Vale salientar que as imagens mais assustadoras surgem nessas pessoas em transformação, pois elas ganham uma aparência de casulos humanos. Mas, a versão de Philip Kaufman trazia esse aspecto de forma muito mais horripilante.

O diretor alemão Oliver Hirschbiegel, conhecido por A Queda! As Últimas Horas de Hitler (Der Untergang, 2004) arrisca, em mais de uma sequência, misturar os tempos dos acontecimentos muito próximos. Por exemplo, mostrar Carol nas prateleiras da farmácia, intercalada com ela fugindo pelo corredor; o que acontece, na verdade, logo depois. Esse efeito provoca mais curiosidade do que qualquer outra contribuição mais significativa para a narrativa. Apesar desse e outros deslizes, Hirschbiegel entrega um filme instigante, provando ainda mais o quanto o livro de Jack Finney é poderoso.

___________________________________________

Ficha técnica:

Invasores | The Invasion | 2007 | 99 min. | EUA, Austrália | Direção: Oliver Hirschbiegel | Roteiro: David Kajganich | Elenco: Nicole Kidman, Daniel Craig, Jeremy Northam, Jackson Bond, Jeffrey Wright, Veronica Cartwright, Josef Sommer.

Onde assistir:
Cena do filme "Invasores"
Cena do filme "Invasores"
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo