Jane Fonda em Cinco Atos (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Jane Fonda em Cinco Atos

Avaliação:
8/10

8/10

Crítica | Ficha técnica

Aos 83 anos, Jane Fonda continua forte. Neste ano, foi presa durante manifestações sobre o meio ambiente e recebeu o prêmio Cecil B. DeMille no Golden Globes. De onde vem toda essa motivação? O documentário Jane Fonda em Cinco Atos, da HBO, responde a essa pergunta ao passear pela sua agitada vida pessoal e profissional.

O longa conta com depoimentos da própria Jane Fonda. Antes de tudo, ela revela que o aparente berço de ouro em que nasceu era na verdade bem diferente disso. Emocionada, Jane Fonda conta sobre sua aversão à mãe, viciada, que viria a se suicidar quando ela ainda era pequena. Por outro lado, ela nunca teve um bom relacionamento com o pai, Henry Fonda, considerado um modelo de integridade pelo público dos EUA. Na vida pessoal, ele foi um pai ausente.

Atriz e ativista

Através de entrevistas atuais e de arquivo com a própria Jane Fonda, seus maridos, parentes, amigos e pares, o documentário revela a evolução de uma atriz, ao mesmo tempo que se tornava cada vez mais engajada social e politicamente. Em sua carreira artística, Jane Fonda receberia dois Oscars, pelos filmes Klute – O Passado Condena (1972) e Amargo Regresso (1979), além de mais cinco indicações. E, como ativista, chegou até a viajar para o Vietnã para protestar, recebendo inúmeras críticas por posar em uma foto ao lado de um armamento inimigo. Aliás, Jane Fonda em Cinco Atos se inicia com uma gravação do próprio presidente Richard Nixon sobre a atriz.

Além disso, o filme ainda mostra como Jane Fonda se tornou um ícone para as mulheres. Por exemplo, nos anos 1980, ela lançou programas de fitness que foram um estrondoso sucesso. Aliás, essas diferentes fases levou a diretora Susan Lacy a dividir o documentário em cinco atos, sendo o último o estágio atual. Como material principal, ela captou 21 horas de entrevistas com Jane Fonda.

___________________________________________

Sinopse (HBO):

Jane Fonda é o tema deste documentário que revela quem ela é realmente – uma mistura de vulnerabilidade, magnetismo, ingenuidade e valentia – e como foi se transformando ao longo do tempo.

O título é baseado em 21 horas de entrevistas com a atriz, que fala com franqueza sobre sua vida e seus erros, a dor causada pelo suicídio da mãe, a falta de disponibilidade emocional do pai, 30 anos de transtornos alimentares e três casamentos com homens muito famosos, mas completamente diferentes entre si.

Além disso, Jane Fonda em Cinco Atos também apresenta depoimentos de familiares e amigos, como Robert Redford, Lily Tomlin, a produtora Paula Weinstein e os ex maridos Tom Hayden e Ted Turner.


Ficha técnica:

Jane Fonda em Cinco Atos (Jane Fonda in Five Acts) 2018. EUA. 133 min. Direção: Susan Lacy. Com: Jane Fonda, Richard Nixon, Robert Redford, Tom Hayden, Robert Redford, Lily Tomlin, Ted Turner, Paula Weinstein.

Onde assistir:
Jane Fonda em Cinco Atos (filme)
Jane Fonda em Cinco Atos (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo