O diretor, roteirista e produtor canadense Jean-Marc Vallée morreu no dia 26 de dezembro de 2021, em Montreal, Quebec, de causas ainda não divulgadas. Vallée é conhecido por Big Little Lies (2017), minissérie da HBO estrelada por Reese Whiterspoon, Nicole Kidman, Shailene Woodley e Laura Dern.
No cinema, ele dirigiu os filmes A Jovem Rainha Vitória (The Young Victoria, 2009), protagonizado por Emily Blunt, Clube de Compras Dallas (Dallas Buyers Club, 2013), estrelado por Matthew McConaughey, Livre (Wild, 2014), também com Whiterspoon, entre outros.
Sua carreira começou antes, ao estrear em longas com o thriller Lista Negra (Liste Noire, 1995). Mas os holofotes se acenderam para Vallée quando com as seis indicações ao Oscar por Clube de Compras Dallas. Entre as indicações, a de melhor filme, vindo a ganhar em três categorias: melhor ator (McConaughey), melhor ator coadjuvante (Jared Leto) e melhor maquiagem e cabelo.
O prestígio de Jean-Marc Vallée subiu ainda mais com seus trabalhos para a televisão. Big Little Lies levou o Emmy de melhor série e ainda lhe garantiu o prêmio de melhor diretor na sua categoria. Além disso, sua minissérie Objetos Cortantes (Sharp Objects, 2018), estrelado por Amy Adams e Patricia Clarkson, foi indicada ao Emmy de série limitada e edição.
Seus outros trabalhos incluem o faroeste Los Locos (1997), escrito e protagonizado por Mario Van Peebles, o thriller de vingança Loser Love (1999), a comédia dramática C.R.A.Z.Y. – Loucos de Amor (C.R.A.Z.Y., 2005), o drama romântico Café de Flore (2011), com Vanessa Paradis, e o drama Demolição (Demolition, 2015), com Jake Gyllenhaal e Naomi Watts vivendo os personagens principais.
Jean-Marc Vallée tinha 58 anos.