Baseado em eventos reais, Jogada de Rei (Life of a King) é uma daquelas histórias inspiradoras que só viram filme ruim se realizadas com incompetência. Não é o caso aqui, pois o diretor Jake Goldberger, embora ainda em seu segundo longa, dá conta do recado. E Cuba Gooding Jr. prova seu valor com uma interpretação grandiosa.
Na trama, Eugene (Cuba Gooding Jr.) sai da prisão após cumprir 17 anos de pena. Por ser ex-detento, enfrenta dificuldades para conseguir emprego. Então, omite sua condição e entra para uma escola na função de faxineiro. Em certa ocasião, a diretora lhe pede para cuidar de uma sala com alunos arruaceiros que cumprem castigo. Mais experiente e durão que os adolescentes, Eugene coloca ordem no recinto, o que surpreende a diretora, que lhe dá essa função adicional permanente. Logo, ele conquista quase todos os alunos com suas aulas de xadrez. Porém, a escola descobre que ele mentiu que nunca tinha sido preso e é demitido.
O rei é sua vida
Então, ele tenta manter o clube de xadrez fora da escola. Consegue uma boa adesão, inclusive de Tahime (Malcolm M. Mays), que possui talento natural para esse jogo. O xadrez, na verdade, é o instrumento para a lição de vida que Eugene aprendeu na marra, e que ele agora quer ensinar aos jovens que estão na mesma condição que ele se encontrava quando cometeu seus erros no passado. Em resumo, o jogo ensina a pensar antes de fazer qualquer movimento. Mexer sua peça sem pensar nas consequências pode expor o rei, que o mentor no filme compara à sua vida. Ou seja, expor o rei é colocar a sua vida em risco.
Isso faz com que Tahime reflita sobre o que ele está fazendo com a vida dele. Ele percebe que precisa e pode decidir entre andar ao lado de um traficante ou entrar a sério nas competições de xadrez. Ao escolher a segunda opção, ele conquista uma oportunidade que mudará seu destino para o melhor.
Jogada de Rei traz um pouco de câmera na mão, a fim de aproximar o filme de um registro documental. Mas, sem exagerar, não chegando a incomodar. O naturalismo prevalece também nas filmagens em locações e na direção de arte que mantém os cenários em condições próximas do que são de fato. Enfim, embora esse tipo de subgênero dramático tenda a ser previsível, quando bem feito, como aqui, consegue emocionar – e ampliar o alcance das boas lições de vida do personagem real.
___________________________________________
Ficha técnica:
Jogada de Rei | Life of a King | 2013 | 100 min | EUA | Direção: Jake Goldberger | Roteiro: Jake Goldberger, David Scott, Dan Wetzel | Elenco: Cuba Gooding Jr., Rachae Thomas, LisaGay Hamilton, Kevin Hendricks, Malcolm M. Mays, Hammerton Killick, Glenn Fontane, Pepi Sonuga, Richard T. Jones, Dennis Haysbert, Alani Ilongwe.