Jogo Subterrâneo retrata Martín, um romântico em forma de stalker.
Baseado no conto do escritor argentino Julio Cortázar, o filme relata a busca de Martín (Felipe Camargo) pela mulher da sua vida, através de um bizarro jogo seguindo mulheres nos trens do metrô paulistano. Se a moça escolhida percorrer os caminhos previamente traçados por ele, significaria que ela é essa mulher. Essa estranha loteria o leva a conhecer várias mulheres. Enquanto algumas reagem com agressividade a esse comportamento, outras correspondem ao seu intuito. Entre elas está Tania (Daniela Escobar), que se encanta com a empatia que ele gera na filha autista dela, mas Martín refuta seu amor. Outra, a cega Laura (Júlia Lemmertz) vira sua confidente. Porém, é com Ana (Maria Luísa Mendonça) que ele percebe que precisa quebrar as regras desse seu jogo.
O jogo de amor
Martín é um pianista de bar solitário. Nesse seu estranho jogo, procura alimentar a fantasia romântica de encontrar a mulher ideal, deixando que o destino se encarregue de indicar quem é essa pessoa. Como qualquer aposta, a probabilidade de ganhar sempre é menor que a de perder. Quando ele quebra suas próprias regras para manter Ana dentro do jogo, começa o processo inconsciente de aceitação que a mulher perfeita que ele busca não existe. Sinais anteriores disso, ele não notara, mas estavam presentes. Dispensara Laura por ser cega e Tania por ter uma filha, e ainda mais autista. Obstáculos que ele mesmo impõe e que, na verdade, evitam duas boas possibilidades de se tornarem o amor de sua vida.
Montado com planos curtos e, às vezes, com enquadramentos distorcidos, Jogo Subterrâneo comunica visualmente a mente do protagonista Martín, perturbada com tantas imagens que ele capta em suas perambulações diárias pelo metrô. Dessa forma, cada mulher que ele idealiza como possível amor de sua vida se torna um desses vários planos curtos, sentimentos que ele fantasia. Porém, que não duram mais que alguns minutos, até que a pretensa amada tome o caminho que ele não escolheu.
Ana quebra as regras
Então, Ana aparece para que Martín continue a ampliar os seus limites. A impetuosidade dessa mulher o obriga a continuar a percorrer os caminhos iniciados com as experiências com Laura e Tania. Alegoricamente, Ana não escolheu os destinos listados na aposta de Martín, porém ele continuou a segui-la. Trazendo para a vida real, Martín se permite amar Ana, mesmo que ela se afaste do padrão de mulher perfeita. Afinal, garota de programa e de apresentações de sexo ao vivo em clubes e festas, perseguida pela cafetina (interpretada por Maitê Proença), Ana nunca se enquadraria no modelo de mulher imaginado pelo romântico Martín. Enfim, o rapaz percebe que o amor não cabe dentro de regras, ou de preconceitos.
Em suma, Jogo Subterrâneo é um filme instigante, por retratar um personagem aparentemente excêntrico, com quem podemos esbarrar diariamente no metrô. Ao contrário do stalker psicótico, com anseios criminosos, Martín busca o amor.
Ficha técnica:
Jogo Subterrâneo (2005) Brasil. 109 min. Dir: Roberto Gervitz. Rot: Jorge Durán, Roberto Gervitz. Elenco: Felipe Camargo, Maria Luísa Mendonça, Júlia Lemmertz, Daniela Escobar, Maitê Proença, José Vitor Castiel, Thavyne Ferrari, Sabrina Greve, Fausto Maule, Massayuki Yamamoto.