A curadoria da MUBI já divulgou os lançamentos de julho na plataforma. Além de um especial dedicado a Michael Powell & Emeric Pressburger, os destaques são o lançamento de Crimes do Futuro (Crimes of the Future, 2022), novo filme de David Cronenberg, e a exibição do documentário North Terminal, de Lucrecia Martel.
Powell & Pressburger: Juntos e Distantes
A MUBI apresenta esta sessão tripla do duo britânico Michael Powell e Emeric Pressburger. O combo traz De Volta ao Pequeno Apartamento (The Small Black Room, 1949), Contos de Hoffmann (The Tales of Hoffmann, 1951), além de A Tortura do Medo (Peeping Tom, 1960), thriller que Powell dirigiu depois da separação da dupla.
O novo crime de Cronenberg
O novo filme de David Cronenberg, Crimes do Futuro, chega às telas do cinema em 14 de julho, numa parceria da MUBI com a O2 Play; mesmo esquema que trará no dia 21 o filme Memória (Memoria, 2021), de Apichatpong Weerasethakul. O retorno de Conenberg ao body horror fez parte da mostra competitiva de Cannes em 2022, e traz no elenco Viggo Mortensen, Léa Seydoux e Kristen Stewart.
Lucrecia Martel
A cineasta argentina Lucrecia Martel retorna com North Terminal, um pequeno documentário de 37 minutos produzido durante a pandemia para a televisão. O filme acompanha Julieta Laso, que a leva a um grupo de artistas e pensadores. Segundo Laso, Martel continua exibindo uma capacidade inigualável de construir histórias a partir de um amálgama de pessoas e lugares que, juntos, formam uma tapeçaria mais ampla de um mundo simultaneamente real, político e simbólico.
Hong Sung-eun
Aloners (2021, foto/divulgação) é outro lançamento da MUBI em julho. A obra-prima da diretora coreana Hong Sung-eun é um filme reflexivo e discreto, que cria um retrato claro da vida moderna e profunda na solenidade urbana, e atravessa a observação aguda das personagens, com um controle impressionante da direção.
Comédia francesa
Minhas Férias Com Patrick (Antoinette dans les Cévennes, 2020) traz a atriz de Six Pour Cent, Laure Calamy num papel que lhe rendeu um César. Leia a crítica desta comédia dirigida e escrita por Caroline Vignal aqui.
Terror de 1961
Madre Joana dos Anjos (1961) chega à MUBI em versão restaurada. O aterrorizante filme de Jerzy Kawalerowicz venceu o Prêmio do Júri no Festival de Cinema de Cannes de 1961. Neste retrato assombroso de um jovem padre virtuoso enviado a um convento remoto para investigar um surto de demônios, Kawalerowicz se baseia nos registros do século 17 que inspirou Os Demônios (The Devils, 1971) de Ken Russell.
Nick Cave
A MUBI estreia, também, This Much I Know to be True (2022), documentário de Andrew Dominik que registra as primeiras apresentações dos álbuns mais recentes de Nick Cave, “Ghosteen” (Nick Cave & the Bad Seeds) e “Carnage” (Nick Cave & Warren Ellis).
Outros destaques
A programação de julho na MUBI ainda inclui outros filmes imperdíveis.
Um deles é A Religiosa (La religieuse, 1966), de Jacques Rivette, estrelado por Anna Karina, que ganhou o Golden Moon Award no Festival de Faro Island por esse papel.
E Federico Fellini entra na plataforma com seu falso documentário Os Palhaços (I Clowns, 1970), melhor filme italiano no Festival de Veneza.
Outro cineasta italiano se destaca no mês: Paolo Sorrentino. A MUBI exibe o vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, A Grande Beleza (La grande bellezza, 2013).
Synonymes (2019), do diretor israelense Nadav Lapid, grande vencedor no Festival de Berlin, é outro destaque de julho na MUBI. Leia aqui a entrevista com Lapid.
Por fim, tem também Vício Frenético (The Bad Lieutenant: Port of Call – New Orleans, 2009), policial que reúne o diretor Werner Herzog com o ator Nicolas Cage.