[seo_header]
[seo_footer]

Lámen Shop

Avaliação:
8/10

8/10

Crítica | Ficha técnica

Lámen Shop é deliciosamente emocionante.

No filme Lámen Shop, a comida é o elo que reúne duas culturas separadas pelas guerras do passado. E, para que esse item não seja inserido numa trama de forma forçada, o roteiro cria personagens que trabalham como donos de restaurantes.

Assim, um deles é o pai de Masato. Proprietário de um restaurante de lámen, ele se tornou amargo desde que sua esposa faleceu. Então, sem cuidar da sua saúde, ele também vem a falecer, o que leva Masato, que cozinha no restaurante do pai, a viajar até Cingapura. Afinal, este é o país de origem da sua mãe e onde ele encontrará uma chef com quem conversa virtualmente sobre comida.

E a intenção de Masato é aprimorar suas habilidades. Por isso, quer também encontrar seu tio, que não vê desde que era criança, para aprender a fazer o Bak Kut Teh, prato típico da Cingapura. Mas o rapaz encontrará um desafio familiar para resolver. Ele tenta se conectar com a sua avó, que brigou com a filha quando ela se casou com um japonês. Para ela, o Japão é o inimigo que matou seu marido na guerra.

Análise do filme

O diretor cingapuriano Eric Khoo imprime em Lámen Shop um tom leve e com um forte apelo sentimental. Afinal, o jovem Masato perde os pais cedo, e sente falta deles. Encontra um diário da mãe e começa a ler as partes em japonês, depois pede ajuda para os textos em chinês. É aí que descobre o desentendimento que ela teve com a mãe dela, que a entristeceu muito.

Adicionalmente, as fotos que ele encontra com o diário servem de guia para sua viagem. E o filme aproveita para contar a história dos pais em flashbacks, relacionando-os aos locais das fotos.

Por isso, o momento mais emocionante é aquele em que Masato prova a comida que a avó preparou e começa a chorar. Nesse sentido, o sabor dos pratos traz com intensidade a memória da mãe, como se ela mesmo tivesse preparado a refeição.

Essa tocante estória traz a mensagem de paz necessária, apesar das desavenças do passado. Assim, a receita que Masato cria, misturando o Lámen do Japão com o Bak Kut Teh, simboliza o rico produto de união de culturas. Tal qual o próprio Masato, filho de um amor entre povos antes inimigos.


 
 
 
Ficha técnica:

Lámen Shop (Ramen Teh, 2018) Singapura/Japão/França 89 min Dir: Eric Khoo. Rot:  Fong Cheng Tan & Kim Hoh Wong. Elenco: Tsuyoshi Ihara, Takumi Saitoh, Seiko Matsuda, Jeanette Aw, Tetsuya Bessho, Mark Lee, Tsuyoshi Ihara, Beatrice Chien, Miao Ling Tang, Keisuke Takeda, Yin Shu.

Distribuição: Imovision

Trailer:

Onde assistir:
Lamen Shop (filme)
Lamen Shop (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo