Letter to my Mother (curta)
[seo_header]
[seo_footer]

Letter to my Mother

Avaliação:
8/10

8/10

Crítica | Ficha técnica

Letter to my Mother é uma denúncia ousada e íntima do abuso sexual sofrido pelo diretor, Amin Maher. Apesar de ser um documentário, este curta-metragem não segue uma narrativa tradicional. Ele é composto de imagens do filme Dez (2002), em que Maher e sua mãe foram filmados, sessões com o psicoterapeuta de Armin, e Maher em sua casa.

A narração de Maher em voice-over gradualmente revela sua experiência traumática de ser repetidamente estuprado pelo cunhado de sua mãe quando ele tinha entre 10 e 14 anos. Maher detém essa informação até o fim, quando fica claro que este filme é como uma carta para sua mãe. Levou anos para o diretor ser corajoso o suficiente para contar isso a ela.

Enquanto a narração toca o tema delicado do abuso, assistimos a uma cena muito íntima onde Maher está depilando seu corpo peludo. É extremamente desconfortável vê-lo e eventualmente ele é cortado, o que é um paralelo à dor que ele sentiu quando foi abusado sexualmente pela primeira vez.

A outra imagem do adulto Maher mostra-o vestindo-se como uma mulher. Ele se tornou gay, mas com fortes conflitos sobre isso. Como seu psicoterapeuta lhe diz, às vezes a vítima se sente culpada por gostar do abuso sexual, e este é um problema que Maher tenta resolver. Este corajoso filme é um passo para isso.

Letter to my Mother se transforma no instrumento que o cineasta Amin Maher usa para se curar e, ao mesmo tempo, ajudar todas as vítimas de abuso sexual.  

O filme Letter to my Mother ganhou o prêmio de melhor curta-metragem documental no Luminous Frames Film Festival 2020.

Ficha técnica:

Letter to my Mother (2019) Irã, 19 min. Dir/Rot: Amin Maher. Elenco: Amin Maher.

Trailer:

Letter to my Mother (curta)
Letter to my Mother (curta)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo