Licorice Pizza (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Licorice Pizza

Avaliação:
8.5/10

8.5/10

Crítica | Ficha técnica

Licorice Pizza tem gosto de nostalgia com tempero suave. Com certeza, apresenta o lado mais leve do cineasta americano Paul Thomas Anderson, que já ofereceu sabores mais apimentados. Por exemplo, em Magnólia (Magnolia, 1999), Vício Inerente (Inherent Vice, 2014) e Boogie Nights (1997). Esses quatro filmes seus se passam no San Fernando Valley, em Los Angeles, e, com exceção de Magnólia, durante os anos 1970. As obras, como sempre escritas e dirigidas por Anderson, destacam a pessoalidade de seu trabalho. Afinal, não nos esqueçamos que o diretor nasceu em 1970 nessa região.

Mas, esse toque pessoal ressoa com mais força em Licorice Pizza. A ideia da história, uma comédia dramática e romântica, partiu de sua paixão platônica por Donna Haim, sua professora da escola. E, Paul Thomas Anderson ousa colocar ela própria no filme, interpretando a mãe da protagonista Alana Kane (Alana Haim). Aliás, toda a família da atriz Alana Haim está no filme, interpretando… a família da protagonista! Além da sua mãe Donna e do seu pai Moti, estão as suas irmãs Este e Danielle, que, junto com Alana, integram a banda de indie rock Haim.

No entanto, o protagonista Gary Valentine (Cooper Hoffman, filho do falecido Philip Seymour Hoffman) não é o alter-ego de Paul Thomas Anderson. De fato, até pela idade, não poderia ser, pois a trama acontece em 1973, quando o diretor tinha apenas três anos. Gary, na verdade, se baseia no ator Gary Goetzman, que começou a carreira ainda adolescente, e se tornou um produtor de sucesso. Em Licorice Pizza, o Gary fictício atuou num filme chamado “Under One Roof”, que se refere a Os Seus, os Meus, os Nossos (Your, Mine and Ours), de 1968, com Lucille Ball como atriz principal.

O romance ao som de vinil

O Gary de Paul Thomas Anderson é um precoce garoto de 15 anos que se apaixona por Alana, de 25. O encontro entre os dois abre o filme com um delicioso diálogo no qual o rapaz tenta flertar com a moça mais velha. A conversa é filmada com planos longos, que acompanham os personagens que caminham pela escola, um recurso que veremos novamente ao longo do filme, e que ajuda a construir a fluidez que marca a narrativa. Até o epílogo, não sabemos se o improvável romance vingará. Entre receios, perda de foco, ciúmes e outras emoções, os dois se recusam a admitir um relacionamento além da amizade, e não ousam nem se beijar. Impera a sensação de uma fase em que o romance era, verdadeiramente, romântico.

Por outro lado, o ambiente nostálgico impede que esse desenvolvimento claudicante do romance se torne enfadonho. O apelo pela época desponta já no título, apesar de que de forma não evidente para quem não é estadunidense. O termo “licorice pizza” é uma gíria para designar o LP (“long play”), em outras palavras, o disco de vinil, tão popular ainda na época, pré-CD. Sua tradução literal significa “pizza de alcaçuz”, o que deixa evidente o jargão, pois as balas de alcaçuz são pretas e a pizza tem o formato de um LP. Além disso, o empreendedorismo nato de Gary passa por produtos que marcaram a época, como o colchão de água e a máquina de fliperama (“pinball”).

Especial para cinéfilos

Sob outro prisma, Licorice Pizza é prato cheio para cinéfilos, que podem se deleitar com as referências a artistas famosos. Além de Lucille Ball (Lucy Doolittle/Christine Ebersole), o filme apresenta personagens inspirados em William Holden (Jack Holden/Sean Penn), Sam Peckinpah (Rex Blau/Tom Waits), e a agente Sue Mengers (Mary Grady/Harriet Sansom Harris), entre outros. O teste de audição de Alana, claramente, se refere à escolha de elenco para o filme Interlúdio de Amor (Breezy, 1973), dirigido por Clint Eastwood e estrelado por William Holden. E o longa “As Pontes de Toko-san” se refere a As Pontes de Toko-ri (The Bridges of Toko-ri, 1954), com Holden e Grace Kelly.

Situações variadas

O filme é muito movimentado, pois os protagonistas enfrentam variadas situações. Além das prodigiosas empreitadas de Gary e de seus trabalhos como ator, Alana também tenta ganhar a vida. Ora junto com Gary, ora sozinha. E, cada um desses elementos se tornam subtramas. Entre elas, destaca-se a perigosa entrega da cama de água para um sujeito violento e nervoso. Interpretado de maneira frenética por Bradley Cooper, esse personagem se inspira em Jon Peters, que começou como cabelereiro de celebridades e se tornou produtor, principalmente para sua namorada Barbra Streisand. Nesse segmento, há uma cena de ação com Alana descendo uma rua numa colina de ré, no volante de um caminhão sem combustível. Ao mesmo tempo que retrata a crise do petróleo em 1973, o trecho remete a filmes como Shampoo (1975), no qual Warren Beatty interpreta um cabelereiro baseado em Jon Peters.  

A decisão de escalar dois atores estreantes reforça a identificação de Alana Haim e Cooper Hoffman com seus personagens. Nunca os vimos antes num filme, portanto sentimos que eles soam impressionantemente autênticos. Ademais, os dois possuem aparência de pessoas comuns e não de celebridades famosas. Sem dúvida, são um achado que valorizam o filme.

Por fim, considerando que se trata de um longa cujo título remete ao LP, a trilha sonora teria que ser um dos destaques. E, certamente, é, pois traz músicas da época que evitam repetir as mesmas escolhas de outros filmes. Com exceção das canções de David Bowie e Paul McCartney, as demais adicionam frescor e caracterizam o início dos anos 1970 mesmo sem serem os maiores hits daquele momento.

Cheiro de Oscar

Licorice Pizza é o filme mais agradável de Paul Thomas Anderson, sem que isso pese a favor ou contra. O que conta na sua avaliação é que ele nos conduz por uma viagem nostálgica tão encantadora que suas mais de duas horas passam voando. Indicado ao Oscar nas categorias filme, direção e roteiro, LP tem chances de consagrar esse cineasta talentoso.

___________________________________________

Ficha técnica:

Licorice Pizza | Licorice Pizza | 2021 | 133 min | Canadá, Estados Unidos | Direção e roteiro: Paul Thomas Anderson | Elenco: Alana Haim, Cooper Hoffman, Sean Penn, Tom Waits, Bradley Cooper, Will Angarola, Griff Giacchino, James Kelley, Moti Haim, Donna Haim, Este Haim, Danielle Haim, John Michael Higgins, Christine Ebersole, Maya Rudolph, George DiCaprio, Iyana Halley, Benny Safdie, Nate Mann, John C. Reilly .

Distribuição: Universal.

Trailer:
Onde assistir "Licorice Pizza":
Licorice Pizza (filme)
Licorice Pizza (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo