Disponível na Disney Plus dentro da coleção Marvel, Lobisomem na Noite (Werewolf by Night) é essencialmente um curta-metragem. Com 52 minutos de duração, oficialmente pode ou não se enquadrar nessa categoria, dependendo do critério. Para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, um curta deve ter até 40 minutos, enquanto a Lei de Curtas no Brasil limita a apenas 15 minutos. Mas esse filme, dirigido pelo compositor de trilhas musicais Michael Giacchino, tem características de curta. Afinal, é obra de um estreante, e consta sua história rapidamente, dando ênfase ao formalismo.
Lobisomen na Noite presta tributo aos antigos filmes de terror com monstros, notadamente aqueles da Universal Pictures. Por isso, tem fotografia em preto e branco. Na sua trama, um grupo de caçadores de monstros se reúne na mansão do líder deles, em memória a sua recente morte. Mas não é um encontro amigável, pois a viúva inicia um jogo no qual o vencedor ganhará uma cobiçada joia, a Bloodstone (o único objeto colorido durante a maior parte do filme). Logo, os convidados começam a caçar um ao outro.
O filme não tem tempo para apresentar todos os personagens. Basicamente, conhecemos apenas o protagonista Jack Russell (Gael García Bernal), que se transformará em lobisomen, e a filha rebelde do falecido, Elsa Bloodstone (Laura Donnelly). O enredo também soa apressado, e a história não tem nada de bem elaborado. De fato, o que vemos é uma sucessão de cenas de ação, ou seja, perseguições, ataques, algumas lutas. Embora bem produzido, tudo parece fazer pouco sentido, inclusive o final engraçadinho.
___________________________________________
Ficha técnica:
Lobisomem na Noite | Werewolf by Night | 2022 | 52 min | EUA | Direção: Michael Giacchino | Roteiro: Heather Quinn, Peter Cameron | Elenco: Gael García Bernal, Laura Donnelly, Harriet Sansom Harris, Kirk R. Thatcher, Eugenie Bondurant, Leonardo Nam.
Distribuição: Disney Plus.