Love Sonia (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Love Sonia

Avaliação:
7/10

7/10

Crítica | Ficha técnica

O filme indiano Love Sonia desvenda o sórdido mundo do tráfico de mulheres para a prostituição. Baseado em eventos reais, a história acompanha Sonia, uma jovem de 17 anos, desde a pequena cidade do interior da Índia até Mumbai, Hong Kong e Los Angeles.

A desgraça de Sonia tem origem no desespero e ingênua ignorância de seu pai. Sem conseguir pagar suas dívidas, o pequeno lavrador vende sua filha Preeti, sem saber que a encaminha para o mundo da prostituição. Com a mesma ilusão, Sonia foge de casa para se juntar à irmã. Porém, acaba em outro bordel, onde o cafetão a preserva para ganhar dinheiro com a sua virgindade. Mesmo assim, a menina é violentada, obrigada a praticar sexo oral e anal.

Posteriormente, a provação de Sonia continua em outros países. O primeiro comprador é um milionário de Hong Kong e, de lá, ela parte para Los Angeles, onde o comércio continua junto a clientes de elite. Além dos estupros, Sonia e outras colegas sofrem com os longos trajetos dentro de um contêiner fechado em um navio.

Por fim, a personagem deste filme sobrevive graças ao auxílio de entidades não governamentais voltadas para salvar as vítimas do tráfico sexual. Porém, como os letreiros indicam, menos de 1% dessas mulheres escapam desse destino forçado.

Direção

Love Sonia marca a estreia na direção do experiente produtor Tabrez Noorani, que trabalhou como line producer dos filmes mais famosos filmados na Índia dos últimos anos. Nessa função, ele era a pessoa que colocava a mão na massa para as coisas funcionarem nas filmagens em seu país de, por exemplo, Comer, Rezar, Amar (2010) e As Aventuras de Pi (2012), entre outros.

Nitidamente, ele ainda manteve o mindset de produtor ao assumir a direção de Love Sonia. Por isso, não imprime nada de muito criativo nem inovador. Na verdade, até incomoda uma fotografia tão colorida para o tema obscuro desse filme. Por outro lado, ele não comete erros e mira atingir o espectador. Nesse sentido, não explicita as cenas chocantes em que a menina Sonia sofre abusos sexuais. Afinal, o tema já é forte o suficiente, e o diretor não pretende afugentar o espectador.

Elenco

O maior destaque é a atuação da jovem atriz Mrunal Thakur, estreando como protagonista no cinema no papel de Sonia. Toda a ingenuidade que seu personagem exige está expresso em seu rosto, que depois se modifica totalmente para revelar seu sofrimento. É um talento que logo ultrapassará as fronteiras de seu país para atingir o público internacional.

Aliás, como fez sua colega de cena Freida Pinto, conhecida pelo protagonismo em Quem Quer Ser Um Milionário? (2008). Ela interpreta um papel ainda mais difícil do que a personagem central Sonia, pois sua Rashmi possui múltiplas facetas. É uma prostituta que aprendeu a ser dura e, até má, para sobreviver. Mas, na essência, ela é uma pessoa boa.

O elenco conta ainda com uma rápida participação especial de Demi Moore. A estrela americana possui motivos ideológicos para atuar no filme. Afinal, ela é cofundadora da ONG Thorn, organização criada em 2012 para defender crianças do abuso sexual.

Love Sonia evidencia todos os elos que mantêm essa corrente do mal. Para rompê-la, qualquer rompimento já é um esforço válido. Seja no alerta para os pais simplórios que facilitam esse caminho ou a ponta final dos clientes que pagam por isso. A canção do filme, “I Am More”, interpretada pela cantora inglesa Bishop Briggs e pelo músico indiano A.R. Rahman, fecha os créditos nesse tom de luta contra esse esquema desumano.

___________________________________________

Ficha técnica:

Love Sonia (Love Sonia) 2018, Índia, 122 min. Direção: Tabrez Noorani. Roteiro: Alkesh Vaja, Ted Caplan, Tabrez Noorani (história) e Ritesh Shah (diálogo). Elenco: Mrunal Thakur, Freida Pinto, Richa Chadda, Manoj Bajpayee, Adil Hussain, Riya Sisodiya, Kiran Khoje, Abhishek Bharate, Sai Tamhankar, Anupam Kher, Demi Moore, Mark Duplass.

Distribuição: A2 Filmes.

Ficou interessado? Então, o filme está disponivel para aluguel e compra no NOW, Looke, Vivo Play, Google Play, Microsoft e iTunes nas versões dublada ou legendada (com áudio original).

Onde assistir:
Love Sonia (filme)
Love Sonia (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo