O diretor chinês Zhang Yimou ganhou fama com seus filmes de lutas marciais acrobáticas, como Herói (2002) e O Clã das Adagas Voadoras (2004). Depois, trabalhou com astros americanos em Flores do Oriente (2011), protagonizado por Christian Bale, e A Grande Muralha (2016), que conta com Matt Damon. Agora, experimenta o gênero espionagem em Luta pela Liberdade, um filme com alto teor nacionalista, como era também Flores do Oriente. Aliás, nesses dois longas, o inimigo é o Japão.
Luta pela Liberdade se passa na década de 1930, quando o Japão invadia a China. É essa a luta que o título menciona, e o filme presta homenagem aos heróis da Revolução, apesar de esta só se concretizar bem depois, após a derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial.
Na trama, dois casais de agentes especiais do Partido Comunista que retornam à China depois de receber treinamento na União Soviética, precisam se separar com o intuito de se concentrarem na missão secreta deles, que leva o codinome “Utrennya”. Nesse sentido, Xianchen (Yi Zhang) e Yu (Hailu Qin) formam o casal mais velho, já casado. E Chuliang (Yawen Zhu) e Lan (Haocun Liu) são os jovens namorados.
A trama confusa
Filmes de espionagem naturalmente tendem a ter tramas complicadas. Dirigido por Tomas Alfredson, O Espião Que Sabia Demais (2011) é uma prova dessa afirmação. E Luta pela Liberdade não foge dessa característica. Os agentes protagonistas precisam identificar e resgatar um informante infiltrado no exército japonês, que por sua vez usa Chuliang para desmascarar Xianchen e Yu. Alternando as perspectivas entre os quatro personagens principais, o diretor Zhang Yimou deixa tudo muito confuso. Além disso, algumas montagens pouco intuitivas contribuem ainda mais para a falta de clareza.
Os personagens se movimentam bastante, sempre indo de um local a outro. Porém, há pouca ação de fato. E, quando surge, são com revólveres em punho e não com embates físicos, que é a especialidade de Zhang Yimou. O diretor aqui parece mais preocupado em mostrar a brutalidade dos japoneses. Para isso, usa até um tema musical tocado em gaita que remete à crueldade sofrida pelo personagem de Charles Bronson em Era uma Vez no Oeste (1968).
Apesar da carreira internacional, em Luta pela Liberdade Zhang Yimou privilegia o público local. Com isso, fica aquém do que vimos nos seus melhores filmes.
___________________________________________
Ficha técnica:
Luta pela Liberdade | Cliff Walkers / Xuan Ya Zhi Shang | 2021 | 120 min | Direção: Zhang Yimou | Roteiro: Zhang Yimou, Yiran Pan | Elenco: Zhang Yi, Yu Hewei, Qin Hailu, Zhu Yawen, Liu Haocun.
Distribuição: A2 Filmes.