O sensível filme Mamãe, Mamãe, Mamãe exibe os sentimentos de uma menina de 12 anos diante da perda da irmã caçula.
A argentina Sol Berruezo Pichon-Rivière estreia na direção e roteiro revelando a habilidade de mergulhar no impacto que a morte causa em uma criança pré-adolescente, e de trazê-lo à tona para o espectador. Nesse intuito, conta o filme sob a perspectiva da menina Cléo. Assim, o filme expõe como ela reage de forma diferente da sua mãe, que entra em depressão, fica fora da casa durante uns dias e, quando retorna, não sai da cama.
Logo, a tia, com suas três filhas (de 15, 11 e uma com uns 7), chega à casa de Cléo para lhe fazer companhia enquanto a mãe permanece nesse estado depressivo. Enquanto isso, Cléo suporta as primeiras horas sozinha na casa. Então, a presença das primas a ajuda a retomar sua vida, lidando com algumas novidades como sua primeira menstruação e imaginar como seria o primeiro beijo na boca.
Análise do filme
Por um lado, o filme demonstra a tristeza de Cléo por sentir falta da irmã, que era bem mais nova, através de flashbacks de memórias das duas brincando juntas. Nesse sentido, ela exercita algumas reconstituições para tentar sentir o que passou a caçula que se afogou na piscina da casa.
Por outro lado, o roteiro insere com habilidade o medo das meninas de serem raptadas, o que desencadeia o clímax na parte final. Afinal, a suspeita de poder perder também a filha mais velha acaba despertando a mãe de Cléo de sua depressão.
Adicionalmente, Mamãe, Mamãe, Mamãe utiliza eficazmente sua duração enxuta, de 65 minutos, deixando de fora algumas informações que não são essenciais. Por exemplo, a estória não se passa nos dias de hoje, como indica a televisão e a ausência de celulares, sem precisar dar maiores detalhes.
Nota-se também que o filme se isenta de explicar o motivo de não se comentar sobre o pai de Cléo. E esse aspecto ressalta a abordagem essencialmente feminina de Mamãe, Mamãe, Mamãe, refletido até na ausência de personagens masculinos. Em suma, a força da mulher se faz sentir sem levantar nenhuma bandeira de gênero.
Obs: tivemos acesso a esse filme na cabine para a imprensa da 44ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.
Ficha técnica:
Mamãe, Mamãe, Mamãe | Mamá, Mamá, Mamá | 2020 | Argentina, 65 min. Dir/Rot: Sol Berruezo Pichon-Rivière. Elenco: Agustina Milstein, Chloé Cherchyk, Camila Zolezzi, Matilde Creimer Chiabrando, Siumara Castillo.